Buscar

28/06/2024 às 08:01, Atualizado em 27/06/2024 às 19:24

Hashioka solicita serviço de pronto atendimento médico no distrito de Nova Casa Verde

Hashioka informa que a proposta encaminhada demanda a criação de uma unidade de saúde com serviços análogos a uma UPA

Cb image default
Foto: Luciana Nassar/Alems

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 27, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou indicação em que solicita viabilização de recursos, por meio de convênio ou execução direta, para implantação de serviço de pronto atendimento médico, nos mesmos moldes das Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs), no distrito de Nova Casa Verde, pertencente a Nova Andradina.

O documento, encaminhado ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, objetiva melhorar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária oferecidos aos moradores do distrito, já que o distrito não conta com Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) para assistência de sua população.

O parlamentar, em sua justificativa, destacou que, com o crescimento da localidade e com a instalação de empresas de grande porte, houve um acréscimo do número de trabalhadores nas fazendas, sítios, assentamentos e, consequentemente, o aumento da população residente, o que culminou em uma maior demanda pelo atendimento de saúde.

Hashioka informa que a proposta encaminhada demanda a criação de uma unidade de saúde com serviços análogos a uma UPA, oferecendo serviço público de saúde de urgência e emergência. O serviço, conforme explicação, seria uma estrutura de complexidade intermediária, entre unidade básica de saúde e serviço de emergência hospitalar. A instalação visa assistir a população com pronto atendimento médico e exames complementares pertinentes e implantar ainda a ferramenta de acolhimento com avaliação e classificação de risco.

De acordo com o deputado, a aprovação do pleito reduzirá o tempo de espera evitando deslocamento desnecessário e excessivo de pacientes e enfermos daquele distrito, que dista 56 quilômetros de Nova Andradina. Além de melhorar a atenção à saúde da população e diminuir a sobrecarga assistencial das unidades básicas de saúde regionais.

Adriana Viana/Assessoria Parlamentar

Foto: Luciana Nassar/Alems

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.