Publicado em 24/02/2024 às 07:30, Atualizado em 23/02/2024 às 17:25
É preciso investimento privado de R$ 5 milhões para integrar BR-262 e BR-267 à MS-040
Para dar conta do transporte da produção das fazendas e indústrias da região Leste, com a expansão da celulose, as principais rodovias precisam de melhorias e o plano é conceder a administração à iniciativa privada. Em Ribas do Rio Pardo, durante lançamento da obra do CISS (Centro Integrado Sesi Senai), nesta sexta-feira (23), o governador Eduardo Riedel (PSDB), revelou que pretende ir à São Paulo para leiloar a concessão na B3, bolsa de valores brasileira.
A previsão é fazer ainda neste ano todos os trâmites para a concessão da BR-262, que corta Mato Grosso do Sul de Leste a Oeste; da BR-267, entre Bataguassu e Nova Alvorada do Sul; e da MS-040, que vai de Campo Grande ao encontro da BR-262, em Santa Rita do Pardo.
O plano é integrar as duas rodovias federais à MS-040. Será necessário investimento de R$ 5 milhões, mas como o poder público não tem esse recurso, a ideia é captar investimento privado para as rodovias.
Segundo o governador, até maio será finalizado o projeto e entregue ao Governo Federal. Após aprovação, o Governo do Estado deve protocolar o pedido de concessão à bolsa de valores para a gestão privada.
Riedel destacou que resolver a questão da BR-262 é uma necessidade e tem trabalhado muito nisso desde o início do mandato e mencionou a interlocução da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
“Precisamos de uma solução urgente. É um problema do Governo Federal, mas eu não vou ficar sentado esperando”, disse o governador.