Publicado em 17/01/2023 às 16:11, Atualizado em 17/01/2023 às 16:09
Convocados começam a trabalhar em 13 de fevereiro e maioria vai atuar na Capital
Aprovados no concurso do ano passado, o governo de Mato Grosso do Sul vai convocar mais 265 professores em publicação na próxima semana, conforme reunião realizada nesta terça-feira (17).
O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) nesta manhã, com a presença dos secretários de Administração, Ana Carolina Nardes, de Educação, Hélio Daher, e do presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira.
Segundo Riedel, o chamamento era algo previsto para o começo deste ano. “Estes 265 aprovados era algo que já vinha sendo estudado desde o ano passado, mas não poderia chamar antes, porque foi ano eleitoral”, comentou.
A convocação será publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) e estes professores já começam a trabalhar em 13 de fevereiro. “É quando começa o ano para os professores, já para os estudantes, o ano letivo começa no dia 23 de fevereiro”, disse o governador.
Ainda conforme Riedel, a nomeação faz parte do compromisso de melhorar a educação com infraestrutura e também avançar com as escolas de tempo integral. “Com isso, vamos universalizar o acesso à escola integral e valorizar os profissionais da educação. O piso salarial do Estado é o mais alto do Brasil, acima do piso nacional”.
De acordo com Teixeira, quem ganha com a convocação, além dos trabalhadores, também é a educação estadual. “Queremos continuar dialogando para que seja cumprido o compromisso de completar o chamamento dos mil candidatos aprovados”.
O presidente sindical afirma ainda que há um debate sobre a disparidade salarial entre concursados e convocados. Mato Grosso do Sul tem 7.300 concursados e 9.800 convocados.
Sem novas escolas - Segundo o secretário de Educação, a maioria dos nomeados vai trabalhar em Campo Grande. “Nosso concurso foi feito por 70% de pessoas de outros estados por termos o melhor salário do Brasil. Ficamos felizes com isso”.
Assim, os aprovados vão atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em vagas já existentes. “Não vai ter inauguração de novas escolas, o que queremos agora são entregas de escolas reformadas”.
Chamadas - O concurso já teve duas chamadas. A primeira foi de 463 professores, em julho de 2022. A segunda, pouco depois, foi de 19 aprovados.