Publicado em 04/01/2019 às 07:38, Atualizado em 03/01/2019 às 20:42

Governo de Bolsonaro escolhe general de MS para chefiar Secretaria do Esporte

Marco Aurélio Vieira, na reserva desde 2002, morador de Corumbá, vai priorizar Bolsa Atleta.

Redação,
Cb image default

Foto: Abelardo Mendes/Secretaria Especial do Esporte

Mais um: o ministro Osmar Terra (Cidadania) escolheu um general da reserva do Exército que mora em Corumbá para assumir a Secretaria Especial do Esporte. Com isso, Mato Grosso do Sul conta com três nomes ocupando cargos importantes na gestão do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). O ex-deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) virou ministro da Saúde e a também ex-deputada federal Tereza Cristina, também democrata, vai chefiar o ministério da Agricultura.

Em nota publicada no site do Ministério do Esporte, foi noticiado que Marco Aurélio Vieira, escolhido o secretário especial, foi para a reserva em 2002.

No comunicado do ministério, Marco Aurélio Vieira, que já foi atleta, diz que “o esporte também cumpre um papel social e tem grande interação com a cultura em todas as civilizações. Nossa ideia é fazer com que o trabalho de sucesso até hoje realizado seja potencializado”.

Entre as prioridades de Vieira, está programa Bolsa Atleta - considerado o maior projeto de patrocínio individual do mundo.

“É uma conquista importante tanto para os profissionais da área como para a sociedade brasileira. Vamos aprimorá-lo trabalhando com racionalidade na captação e formação de atletas, bem como na atuação junto às federações e confederações. O envolvimento de todos é necessário para produzirmos mais resultados com menos custos”, reforçou o general da reserva, mencionando, ainda, que a Lei de Incentivo ao Esporte deverá ser potencializada.

O ministro Osmar Terra destacou o grande papel que a nova pasta terá diante da sociedade. “Vejo o Esporte e a Cultura como instrumentos poderosos de trazer a juventude, atuar em áreas mais violentas e proporcionar o desenvolvimento humano e social a grandes grupos que estão passando por situações difíceis”.

Experiência

O nome do general Marco Aurélio é conhecido no meio esportivo. Natural de Corumbá (MS), o militar foi diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, além de ter participado do planejamento e da execução do revezamento da tocha olímpica pelas cinco regiões brasileiras. “Tivemos contato com 329 prefeitos e vi de perto a situação de cada município, principalmente os do interior. Esta experiência traz um conhecimento importante para o nosso trabalho, principalmente no esporte de base”, apontou.

Professor de educação física, o general é paraquedista e foi técnico de pentatlo moderno, além de ter sido atleta de natação e de polo aquático. Na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), foi considerado, em 1973, um dos melhores atletas. Atualmente, é consultor em organização e segurança de eventos esportivos.

Fonte - TopmidiaNews