Publicado em 11/04/2023 às 16:48, Atualizado em 11/04/2023 às 17:57

Gleice Jane toma posse como deputada estadual na Alems e fala sobre representatividade, diálogo e democracia

A Professora assumiu a vaga do deputado Amarildo Cruz, que faleceu no dia 17 de março.

Redação,
Cb image default
Gleice Jane toma posse como deputada estadual na Alems — Foto: Redes Sociais

Gleice Jane (PT) tomou posse como deputada estadual, na manhã desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). A professora assumiu a vaga de Amarildo Cruz (PT), que morreu no dia 17 de março, aos 60 anos.

Durante o pronunciamento, a parlamentar relembrou os anos de luta, que começou ainda na universidade e afirmou que suas bandeiras serão pautas coletivas, educação, meio ambiente e as minorias.

"Apesar das circunstâncias não serem aquelas que a gente queria, é um momento de realização de um projeto coletivo que inclui muitas mulheres. No nosso projeto a gente diz que quando uma mulher feminista sobe ao poder, todas as outras sobem juntas, então a gente hoje tem várias mulheres subindo na Assembleia Legislativa que vão ser deputadas junto comigo", disse.

Gleice assume pela primeira vez assume um cargo eletivo, após conquistar 9.767 votos no pleito de 2022 e ficar como primeira suplente da Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV).

A professora também exaltou a democracia. "Quando uma mulher se levanta, não se levanta sozinha. Levanta a sua família, a sua comunidade, o seu bairro, a sua cidade, o seu estado. Ela levanta as pessoas na luta por uma vida digna, de qualidade e livre de violência. Nosso projeto tem muita luta e educação, passou por temos difíceis superados com resiliência".

A deputada relatou que ainda está em tratamento da Síndrome de Guillan Barré, que afeta o sistema imunológico. Durante seu discurso, Gleice lembrou que quando recebeu a notícia da morte de Amarildo Cruz, estava fragilizada por sua condição de saúde.

"Temos uma grande missão em Dourados, a saúde do nosso município pede socorro. Não medirei esforços para melhorar nossa região e Estado. Estabelecer políticas para as mulheres para que o estado desenvolva muito mais a economia, sabem das necessidades reais", declarou.

É a terceira vez na história da Assembleia Legislativa que três mulheres exercem mandato parlamentar simultaneamente. Agora, Gleice Jane se une a Mara Caseiro (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB), durante a 12ª Legislatura (2023-2027).

Perfil da deputada

Natural de São Bernardo do Campo (SP), Gleice Jane cresceu em Dourados e é atuante na política desde o movimento estudantil. Filiada ao PT desde 2004, foi presidente do Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) de Dourados.

A professora é especialista em Educação e Inclusão pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e é a terceira mulher a integrar a 12ª Legislatura, ao lado de Mara Caseiro (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB).