Publicado em 30/11/2012 às 12:50, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
O deputado federal Fabio Trad (PMDB MS) manifestou-se nesta sexta-feira, 30, em relação às emendas individuais parlamentares. Para o deputado, trata-se de um grave e delicado problema cuja urgência no seu enfrentamento não permite tergiversação.
Afinal, elas, as emendas, hoje reduzidas a um traço proclamativo sem qualquer garantia de efetividade, são menos do que expectativa de direito e quase que uma promessa vazia. Emendas são do Parlamento, jamais do parlamentar. Não podem servir de instrumento para agradar ou desagradar deputado e tampouco para premiá-lo ou puni-lo, porquanto se inserem no rol das prerrogativas institucionais inabdicáveis de um poder, afirmou o deputado sul-mato-grossense.
Segundo Fabio Trad, as emendas parlamentares individuais não deveriam sofrer qualquer interferência do poder Executivo, para preservar a harmonia e independência entre os poderes.
O deputado fez um apelo para que os próximos presidentes da Câmara Federal e do Senado enfrentem esta grave e delicada questão: Em defesa do Parlamento brasileiro, até mesmo para proteger o legislador de qualquer espécie de bullying que venha a afetar a sua independência no cumprimento do mandato. Não existe emenda de situação ou de oposição, mas parlamentar, reforçou.