Publicado em 23/11/2025 às 16:34, Atualizado em 23/11/2025 às 18:56
O deputado Alexandre Ramagem foi alvo de um pedido de prisão preventiva justamente pela suspeita de que ele havia fugido
A esposa do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) confirmou a fuga do marido para os Estados Unidos através de um post em uma rede social, feito neste domingo, 23. Rebeca Ramagem compartilhou um vídeo dela e as filhas chegando ao país. Lá, quem as esperava era o deputado, que teria viajado antes.
"Há uma semana, desembarquei com minhas filhas nos EUA com um único propósito: proteger a minha família! A proteção das nossas filhas é e sempre será a nossa prioridade. Hoje, infelizmente, não encontramos no país a garantia de uma justiça imparcial. Somos vítimas de lawfare e temos enfrentado uma perseguição política desumana", iniciou Rebeca, na legenda da publicação.
"Mantemos a esperança de um dia voltar a um Brasil onde a escolha político-ideológica não seja tratada como crime, e onde a liberdade de pensar e expressar ideias não se torne motivo de condenação", continuou Rebeca.
O deputado Alexandre Ramagem foi alvo de um pedido de prisão preventiva decretado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), justamente pela suspeita de que ele havia fugido. Ramagem foi condenado, em setembro, a 16 anos de prisão por envolvimento na trama golpista. Investigações indicam que ele teria saído do Brasil no mesmo mês.
O parlamentar apresentou licença médica na Câmara dos Deputados, com afastamento para as datas de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou uma nota na quinta-feira, 20, afirmando que não foi autorizada missão oficial no exterior para Ramagem, tampouco comunicação à Presidência de afastamento do parlamentar do território nacional. Com informações do Portal Terra.