O vereador Luciano Leal apresentou uma Moção de Parabenização à Escola Municipal Luis Cláudio Josué, em reconhecimento aos projetos desenvolvidos por alunos e professores ao longo do ano letivo de 2025. A homenagem destaca iniciativas voltadas à tecnologia, ciência e sustentabilidade, evidenciando o compromisso da comunidade escolar com a formação integral dos estudantes.
Na MaratonaTech, competição nacional de tecnologia, os alunos identificaram problemas reais do ambiente escolar e criaram soluções utilizando inteligência artificial, sob orientação do professor Tiago Alex de Lima Fantinatti. Participaram do projeto os estudantes: Matheus Albuquerque Dan, Samuel Leal de Melo, Lucas Nascimento Pooter, Yasmin Pedrozo Costa, Lívia Cabral Biscola e Renato de Souza Rodrigues.
Participações e Premiações no FECINOVA
A Escola Municipal Luis Cláudio Josué também se destacou no FECINOVA – Feira de Ciências e Tecnologia de Nova Andradina, com dois projetos premiados:
* Maquete de Energia Eólica – Energia Limpa (Categoria: Impacto Socioambiental)
Sob orientação do professor Tiago Lima Fantinatti, os estudantes Bryan Pinheiro, Maria Letícia, Sofia Helloise e Thalisson Eduardo desenvolveram uma maquete sobre energia eólica, abordando a importância das energias renováveis como alternativa sustentável. O projeto conquistou prêmio na categoria Impacto Socioambiental.
* INTCALC – Calculadora Sustentável de Números Inteiros (Categoria: Criatividade e Inovação)
Com orientação do professor Tiago Lima Fantinatti e coorientação do professor Amarildo da Silva, os estudantes Amarildo Oliveira da Silva Junior e Lucas Viegas de Oliveira apresentaram a INTCALC, uma calculadora sustentável construída com materiais reutilizáveis. O projeto recebeu premiação na categoria Criatividade e Inovação.
Projetos apresentados na 9ª Feira de Geociências
1. “As Estações e o Reciclar”
Professoras: Dayane de Souza Silva, Geovana Gonçalves Alberto e Iria de Fátima Rosati
Alunos: Heitor Felipe, Mikaella Vieira, Antony Silvério e Samuel Pereira
2. “Impactos dos Combustíveis Fósseis na Saúde Humana”
Professora: Nilzete da Silva Magalhães
Alunas: Clara Beatriz e Larissa Fernanda
3. “Energia Eólica – Alternativa Sustentável”
Professor: Tiago Alex de Lima Fantinatti
Alunos: Bryan Pinheiro, Maria Letícia, Sofia Helloise e Thalisson Eduardo
4. “Bacia do Rio Paraná e seus Afluentes”
Professora: Silmara Souza Barbosa
Alunos: Emerson Luiz e Murilo Gragefe
3º Concurso de Vídeo – Reutilização de Materiais Recicláveis
Sob orientação do professor Tiago Alex de Lima Fantinatti, a estudante Lívia Cabral Biscola apresentou um bebedouro confeccionado com papelão e garrafas PET, conquistando o 8º lugar na competição.
Declaração da Gestão Escolar
Segundo os diretores Ricardo Aparecido da Paixão e Ana Lúcia de Souza, investir em projetos é parte essencial do trabalho pedagógico da escola:
“Investir em projetos é algo que nossos alunos gostam e sabem fazer bem feito. Esses resultados são frutos do esforço deles, dos professores que orientaram e das famílias, que estão sempre presentes. Para nossa escola, é um orgulho, pois, nos últimos anos, temos sido destaque em projetos, esportes e outras áreas. É um feito importante para nossa comunidade escolar de Nova Casa Verde.”
A escola reforça seu compromisso com a inovação, a aprendizagem significativa e o protagonismo estudantil, consolidando-se como referência na região.
Com informações da Escola







Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.