Publicado em 06/10/2012 às 17:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, três contam com apenas com um candidato a prefeito, não havendo disputa no pleito.
Em Dois Irmãos do Buriti, Inocência e Taquarussu, os postulantes ao cargo podem ser eleitos apenas com um voto. Conforme Hardy Waldschmidt, secretário judiciário do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) e professor de Direito Eleitoral, nos municípios com candidato único, apenas um voto válido pode eleger o prefeito e seu vice, ainda que os demais eleitores votem em branco ou nulo.
Em Dois Irmãos do Buriti, município com pouco mais de 10,3 mil habitantes, quem estará no comando pelos próximos quatro anos é o peemedebista Wlademir de Souza Volk, o Japão. O vice é Edmilson Belizario da Silva, o Fordão. Já em Inocência, o 61º maior município do Estado, com aproximadamente 7,7 mil habitantes, quem já pode comemorar a vitória é Antonio Angelo Garcia dos Santos (DEM), popularmente conhecido como Toninho da Cofapi. Diorante Garcia Legal (PMDB) é seu vice.
Considerado um dos menores municípios de Mato Grosso do Sul, Taquarussu possui apenas 3.520 habitantes, de acordo com o último censo. A cidade elegerá Roberto Tavares Almeida (PSDB), que tem como vice Edson Guagliano (PTdoB). Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 122 municípios brasileiros o prefeito será escolhido sem disputa.
Para o presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski, a falta de disputa é um sinal do desestímulo às candidaturas em municípios pequenos.