Publicado em 03/04/2012 às 12:28, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Em Plenário, Russo homenageia os 50 anos do Hospital do Câncer de Barretos

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

O senador Antonio Russo (PR-MS) afirmou nesta segunda-feira(02/04), no final da tarde, em discurso em plenário,  que o Hospital de Câncer de Barretos é uma referência de sucesso do Brasil, cuja experiência precisa ser estendida a todo o País. Ele participou da comemoração dos 50 anos da instituição, no dia 24 de março, e se disse comovido com a dedicação e carinho de todos os que atuam no Hospital.

Durante o discurso, Russo ressaltou o profissionalismo e a qualidade da instituição: ?Quem conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no Hospital de Câncer de Barretos verá trabalho humanitário, gestão solidária, esforço coletivo, pesquisa, dedicação e amor ao próximo?.

Russo informou que o Hospital registra 3.500 atendimentos/dia, todos 100% proveniente do SUS. Mesmo com o déficit mensal de R$ 5,5 milhões, o hospital acolhe pacientes de todo o país, recebendo 11 mil casos novos por ano.

 

Segundo ele, Hospital de Câncer de Barretos reúne 250 médicos que trabalham em tempo integral e dedicação exclusiva e mais de dois mil e quinhentos colaboradores. São mantidos 13 alojamentos (sendo 2 deles infantis) para 650 pacientes e acompanhantes.

 

O senador Antonio Russo ainda elogiou o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, que disse considerar um dos grandes brasileiros deste país: ?Homem de notáveis talentos, que tem dedicado a sua vida a manter essa obra magnífica para atender doentes e confortar famílias. Ele deve figurar no topo de qualquer ranking da cidadania, pois trabalha numa atividade que pode ser considerada a mais nobre de todas - a de salvar vidas, dar esperança, alegria e amor aos brasileiros de todas as origens e de todas as formações?.

História

O Hospital do Câncer de Barretos foi criado na década de 60 para atender pacientes, na maioria de baixa renda, com alto índice de analfabetismo.

Ao longo dos anos, o Hospital foi crescendo com apoio da comunidade, dos governos, da iniciativa privada e da ampla rede de entidades filantrópicas existente no País.

Em 1989, o Dr.Henrique Prata, filho do Dr. Paulo Prata e da Dra. Scylla Duarte Prata, casal de médicos fundadores do hospital, abraçou a ideia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região ampliou o hospital.

Assim nasceu a Fundação Pio XII, que vem investindo recentemente na área de ensino para médicos e outros profissionais de sua equipe multidisciplinar, através de programas de capacitação profissional e pesquisa.

Em 2000, a instituição foi escolhida pelo Ministério da Saúde como o melhor hospital público do país, mantendo este título nos últimos três anos.