Nova Andradina recebe na próxima semana o Centro de Treinamento Móvel da multinacional francesa Saint-Gobain. A carreta-escola iniciará as atividades no município na terça-feira (19) e oferecerá gratuitamente uma série de cursos voltados para a mão-de-obra da construção civil. A iniciativa é resultado de uma parceria da Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado e Meio Ambiente. O objetivo é realizar treinamento sobre os produtos para a construção civil das empresas Brasilit (Telhas), Weber (Argamassas) e Norton (Lixas, discos de cortes e desbastes).
Os cursos têm como público alvo pedreiros, pintores, carpinteiros, mestre de obras, empreiteiros, engenheiros, arquitetos, estudantes e vendedores de lojas de construção. A unidade também visa complementar a disponibilidade de vagas para os cursos profissionalizantes já oferecidos nos centros de formação nas unidades do grupo.De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado e Meio Ambiente, Márcio Costa, as capacitações que serão oferecidas pela unidade vêm de encontro aos projetos de incentivo do Governo Municipal em prol da qualificação da mão-de-obra local.
Os dois primeiros dias de treinamento em Nova Andradina serão ofertados pela Brasilit. Na quinta-feira (21), será a vez da Weber abordar especificações, conceitos e técnicas de argamassas. No último dia de permanência da Unidade de Treinamento Móvel, a capacitação será oferecida pela Norton, que tratará de soluções para a construção civil. Os cursos terão início às 18h30. A iniciativa da multinacional é inédita e, nos últimos 12 meses, foi responsável por capacitar mais de cinco mil profissionais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Pela primeira vez em Nova Andradina, a carreta-escola ficará estacionada na Praça Brasil entre os dias 19 e 22 de março.
Composto por diversos módulos, divididos pela área de atuação de cada empresa do Grupo Saint-Gobain, os treinamentos serão ministrados por colaboradores técnicos das unidades mais próximas do local em que os cursos serão promovidos. A ação também conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção (Sindiconstru) e da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac).
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal Desenvolvimento Integrado e Meio Ambiente, que fica localizada na Rua da Saudade, nº. 1.137. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (67) 3441-3664 ou (67) 3441-1400.