Um dos vilões do bolso da população em início de ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deve ficar até 20% mais barato em Mato Grosso do Sul no próximo ano.
O governo estadual aguarda a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), referência para a cobrança do imposto em MS, para emitir os boletos, que devem chegar nas residências já no final de janeiro. É essa tabela que vai definir se o desconto vai ser maior neste ano.
A previsão é que a tabela FIPE, que chega até dia 15 de novembro, apresente deflação média de 10% do valor venal dos veículos, onde incide a alíquota do IPVA, o que diminui o valor do imposto. Além disso, os donos de veículos sul-mato-grossenses pagam em média 10% a menos, desconto dado pelo governo estadual.
A queda nos valores se deve à redução do Imposto sobre Produtos Importados (IPI), que abaixou os preços de carros novos e, por consequência, desvalorizou os usados. Segundo pesquisa da agência AutoInforme/Molicar, a redução do IPVA será, em média de 10% para os veículos de passeio, desconto que deve ser maior em MS.
Vamos, como sempre, seguir a tabela FIPE, se ela vier com os preços de carros mais baixos, vamos acompanhar também, confirmou o governador André Puccinelli (PMDB).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.