Publicado em 07/12/2019 às 08:00, Atualizado em 06/12/2019 às 20:22

Em ano de mudanças, SAD contabiliza resultados positivos

Entre as ações, destaque para a convocação de 450 novos servidores públicos, sendo 250 administrativos da Educação e 200 da Agepen.

Redação,
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Divulgação

Para garantir avanços e a modernização do Estado, uma série de iniciativas da Secretaria Administração e Desburocratização (SAD) foi desenvolvida ao longo de 2019, visando promover o desenvolvimento e a valorização dos servidores públicos estaduais e também facilitar o acesso do cidadão aos serviços ofertados pelo Governo.

Entre as ações, destaque para a convocação de 450 novos servidores públicos, sendo 250 administrativos da Educação e 200 da Agepen. Já o número de promoções concedidas a servidores efetivos de 37 unidades gestoras, é de 1.539. Na área de desenvolvimento de servidores, a oferta da primeira pós-graduação, com 40 vagas, foi pioneira no Estado e se soma à capacitação oferecida amplamente em cursos na modalidade a distância e presencial pela Escolagov, o que resultou no período, na formação de mais de cinco mil servidores.

Somam-se às ações voltadas ao servidor, o Clube de Benefícios, disponível no Portal do Servidor, iniciativa que reúne convênios firmados pela SAD com instituições de ensino, na área da saúde, alimentação, seguros, comércio e idiomas e que assegura descontos exclusivos à categoria.

O reconhecimento pelos anos de serviço público dedicados ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul também foi destaque entre as ações da secretaria. Na edição 2019, a entrega dos diplomas do Mérito Funcional contemplou 1002 servidores aposentados. O evento, integrou o calendário de comemoração ao Dia do Servidor e teve como objetivo, enaltecer a categoria, tão importante e necessária ao desenvolvimento do Estado.

Mudanças importantes também marcaram o ano, como a restituição da jornada de trabalho e o Programa de Desligamento Voluntário (PDV). De acordo com o secretário Roberto Hashioka, foram desafios que atenderam às demandas apresentadas pela população, favorável ao retorno do expediente integral em alguns órgãos do Governo Estadual. A medida, otimizou os serviços ofertados pelo Estado e correspondeu à contratação de 4000 servidores, bem como a 32 mil horas a mais de trabalho/mês. Já em relação ao Programa de Desligamento Voluntário, foram 132 pedidos deferidos e o montante correspondente à economia anual é da ordem de R$ 8.209.968,00 com despesa de pessoal.

“Este foi um ano de desafios para a secretaria, tendo em vista a dimensão que ela apresenta, pois reúne setores estratégicos como Gestão de Pessoas, Compras Governamentais e até mesmo Previdência. Haja a vista a situação econômica que o país vem atravessando, não há dúvidas de que Mato Grosso do Sul, através de uma política de equilíbrio fiscal, tem cumprido com sua responsabilidade de atender a população sul-mato-grossense e também valorizando os servidores públicos, ao manter rigorosamente em dia o pagamento dos salários, como determina o governador Reinaldo Azambuja”, frisa.

Outro enfoque da pasta são as ações de simplificação administrativa, desenvolvidas através do projeto piloto “SAD + Simples” para modernizar os processos da secretaria e consequentemente, facilitar o acesso do cidadão aos serviços ofertados pelo Governo. “A Transformação Digital é uma forte aposta dos governos, por isso a importância de investimentos em tecnologia e no desenvolvimento dos servidores, medidas que tornam possíveis os avanços na desburocratização, na economia de recursos e no fácil acesso do cidadão aos serviços do Estado”, conclui Hashioka.