Buscar

15/01/2022 às 17:00, Atualizado em 15/01/2022 às 15:16

Em agenda com a ministra Tereza Cristina, secretário Hernandes Ortiz busca soluções para perdas dos agricultores de Nova Andradina

A reunião ocorreu na Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul).

Cb image default
Divulgação

O secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, acompanhou a agenda da ministra a Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, em Naviraí, que esteve com prefeitos, secretários e lideranças da região na última quinta-feira, dia 13, para avaliar os impactos pela estiagem nas lavouras do estado de MS e, em especial, buscar soluções para as perdas dos agricultores de Nova Andradina.

A reunião ocorreu na Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul). A pauta principal foram os prejuízos dos produtores de soja e milho, causados pela seca, que vem castigando a região nos últimos meses. O secretário Hernandes Ortiz disse que todos os produtores tiveram perdas consideráveis, mas o seu foco principal nesta reunião foi o pequeno produtor.

“Nossa preocupação é com grande e o médio produtor tem sofrido muito com a estiagem, mas principalmente com o agricultor familiar, que depende da sua produção para sobreviver. Estamos vendo os rebanhos se definhando, a produção de leite caindo e o produtor perdendo vaca e, quando perde o gado, perde o capital dele e não tem mais nada”, defendeu.

Segundo o gestor responsável pelo setor de agricultura de Nova Andradina, “tanto o secretário estadual Jaime Verruck quanto a ministra Tereza Cristina, se mostraram sensíveis ao problema e estão discutindo estratégias para fomentar a agricultura familiar, além de prolongar os financiamentos, prorrogar as parcelas de suas dívidas dos produtores, até que tenham condições de se reerguer novamente”, pontuou Hernandes Ortiz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.