Buscar

20/12/2022 às 11:30, Atualizado em 20/12/2022 às 12:34

Eleitos no pleito deste ano são diplomados em Mato Grosso do Sul

A solenidade aconteceu na noite de ontem em Campo Grande

Cb image default
Divulgação

As duas deputadas estaduais e os 22 deputados estaduais eleitos para a 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foram diplomados na noite de segunda-feira (19), durante solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE/MS), no Ondara Palace, em Campo Grande. Durante o evento, os parlamentares deram a mensagem de que avançarão no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e no fortalecimento da democracia.

Além dos integrantes do Parlamento Estadual, receberam também o diploma eleitoral o governador, o vice-governador, a senadora e os deputados federais eleitos. A diplomação é o ato pelo qual a justiça eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes e que estão aptos a assumirem os respectivos cargos. Com a entrega do diploma devidamente assinado, eles possuem legitimidade para representar a população da circunscrição eleitoral pela qual se elegeram. 

"O sentimento é de gratidão ao povo de Mato Grosso do Sul, que me elegeu para o oitavo mandato. É um dia de festa, junto com o Governo, os deputados da 11ª Legislatura celebram o progresso realizado nos últimos oito anos. A Assembleia Legislativa não vai faltar também na 12ª Legislatura. Os parlamentares estão e continuaremos vigilantes para que o Estado avance ainda mais no desenvolvimento e no fortalecimento da democracia", ressaltou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB).

Mara Caseiro (PSDB) falou em nome dos deputados estaduais. "Quero ressaltar, antes de tudo, a essência da nossa missão, a representatividade popular. Nós, deputados, somos agentes políticos singulares, mas estamos aqui, em nome da sociedade sul-mato-grossense, que é plural, diversa e ampla. Acima de nossas individualidades, vem o interesse público. Estamos aqui em nome de quase três milhões de moradores do nosso Estado, em nome de causas e de valores que nos unificam para além das nossas divergências. Estamos aqui em nome do nosso amado Mato Grosso do Sul, cuja história precisamos honrar", destacou. Ao fim do discurso, a deputada dedicou o diploma "a cada uma das mulheres que todos os dias precisam provar o seu valor na nossa sociedade, e, especialmente àquelas que perderam suas vidas pelo fato de serem mulheres e estarem em busca da própria independência". 

Segundo o governador eleito, Eduardo Riedel (PSDB), o diálogo com a Assembleia Legislativa será permanente na gestão estadual. "Junto com os deputados, vamos tirar do papel o que foi proposto para Mato Grosso do Sul em termos de projetos de desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade. Vamos juntos construir um Estado moderno e digital. Acredito muito no poder e na força do convencimento do diálogo. Quando o projeto é bom, transparente e impacta de maneira positiva, fazemos valer o argumento", disse. 

O presidente do TRE/MS, desembargador Paschoal Carmello, afirmou que Justiça eleitoral celebra a conclusão dos trabalhos eleitorais de 2022 e o apogeu da maior festa cívica do Brasil. "Reafirmamos o compromisso com o processo democrático e a sociedade. E muito além do que foi dito e feito, a regularidade e a lisura no sistema e dos procedimentos eleitorais de votação foram experimentadas efetivamente por milhões de pessoas. Todas as séries ordenadas de atos praticados pelo Poder Judiciário Eleitoral culminaram numa das experiências políticas mais reais e importantes dos últimos tempos", salientou.

Das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), 17 serão ocupadas por deputados reeleitos e sete por estreantes ou que retornam ao Parlamento Estadual. Eles tomarão posse em 1º de fevereiro de 2023, quando terá início a 12ª Legislatura e será eleita a Mesa Diretora para os dois primeiros anos de trabalho (saiba mais clicando aqui). 

Já no dia 2 de fevereiro, com cunho solene e festivo, serão abertos os trabalhos na Assembleia Legislativa pela nova Mesa Diretora, também como preconiza o Regimento Interno, marcando a instalação da 1ª Sessão Legislativa da nova Legislatura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.