A participação ativa na vida política e a compreensão do funcionamento das instituições públicas são essenciais para a formação de cidadãos conscientes e críticos. Professores e alunos da Escola Antônio Torquato da Silva (Pólo e Extensão Fazenda Lambari, em Coxim) estiveram na quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), para conhecer de perto como funcionam os processos políticos e legislativos.
Os estudantes, que são do 3°ao 9º ano do Ensino Fundamental, com faixa etária de 9 a 18 anos, foram recebidos pelo deputado estadual Junior Mochi (MDB). “O Poder Legislativo desempenha um papel fundamental na criação de leis e na fiscalização do governo, sendo, portanto, um espaço essencial para o entendimento das dinâmicas políticas e sociais. É com muita alegria que recebemos os alunos da escola rural para uma experiência de aprendizado sobre o funcionamento da Casa e a importância da cidadania ativa”, disse Mochi.
A diretora Merly Lemes de Paula salientou que a visita tem a finalidade de proporcionar aos alunos do campo um maior conhecimento de seus deveres e, assim, tornando-os cidadãos conscientes e participativos dentro da sociedade. Para a aluna Emanuely dos Santos Peixoto, de 14 anos, conhecer o Parlamento Estadual ajuda a fomentar o interesse pela política e o processo democrático.
O professor Nildo Campos explicou como idealizou o projeto. “Em muitas áreas rurais, o acesso a esse conteúdo pode ser limitado, e essa experiência pode ajudar a criar um vínculo mais próximo com o sistema político. Além disso, a visita é uma oportunidade de reflexão sobre a importância da participação cidadã e da democracia”.
Os alunos participaram de uma visita guiada nas dependências do Poder Legislativo, participaram da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e acompanharam a sessão plenária. Vários parlamentares, inclusive o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), deram boas-vindas aos professores e estudantes de Coxim.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.