O Quarteto Terena, formado por indígenas oriundos de duas aldeias de Mato Grosso do Sul, foram convidados a se apresentar na sessão solene em homenagem ao Dia do Índio, que acontece amanhã (19), a partir das 14h, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O convite foi feito pelo deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), entusiasta da causa indígena, e pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Ele encaminhou ofício à Assembleia Legislativa do Estado, solicitando apoio para que os índios se apresentem em Brasília. A intermediação foi feita pela deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas.
O quarteto é formado por Jonathan José, Saul de Oliveira, Adelino de Oliveira e Hilário de Oliveira Jorge. O primeiro nasceu na aldeia União, próximo a Miranda, e os outros três são nativos da aldeia Bananal, município de Aquidauana. Todos moram atualmente em Campo Grande.
Os quatro integrantes são evangélicos, e usam a música para divulgar tanto as mensagens da Bíblia Sagrada quanto da causa indígena.
Durante a apresentação em Brasília, eles irão entoar três músicas: Te damos graça, Triste e sombrio foi meu viver e Ákoone Nguvóvone, em língua terena, que significa Em nada ponho a minha fé.
Essa é uma oportunidade ímpar dos nossos indígenas mostrarem seu talento, em um evento tão importante, onde haverá uma destacada integração entre indígenas e não indígenas, resumiu Mara Caseiro.