Através da Lei 890/2010 de minha autoria é instituído o Dia da Comunidade Japonesa em nosso município e como detentora de uma colônia significativa no Estado, Nova Andradina tem os traços da cultura japonesa espalhados pela cidade a ponto de boa parte deles passarem despercebidos pela população. Afinal, os japoneses estão em Nova Andradina desde sua fundação, onde chegaram os primeiros pioneiros e, hoje, misturados a povos chegados de vários Estados brasileiros e de outros países, que vivem na cidade.
Basta fazer um passeio pela cidade para se encontrar os traços da cultura japonesa, alguns se destacando na paisagem. Um dos monumentos de destaque, que melhor traduz a influência dos japoneses em Nova Andradina é o Tori, na Praça do Centenário, localizada na Praça Geraldo Mattos Lima. A construção segue os detalhes da arquitetura japonesa e representa a cultura do país. Mas a cultura japonesa pode ser encontrada também nos esportes, na música, religião e, com destaque, na culinária e artes marciais.
Por toda essa trajetória, reconhecemos a importante contribuição da comunidade japonesa ao desenvolvimento de Nova Andradina, que a entidade a mais de 65 anos atua em nossa cidade, deixando sua marca em diversas atividades sociais, esportivas e de filantropia. Destacamos ainda os 116 anos da imigração japonesa no Brasil, e apontamos que hoje, o país abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com 2 milhões de nisseis – japoneses e seus descendentes, que se somaram como irmãos dos brasileiros, mesclando raças e costumes, contribuindo para o Brasil alcançar um desenvolvimento harmônico e pujante perante os outros países.
Com informações da assessoria do Vereador
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.