Buscar

29/06/2022 às 14:01, Atualizado em 29/06/2022 às 14:04

Dia da Comunidade Japonesa é celebrado com Moção de Parabenização na Câmara de Nova Andradina

A moção de parabenização foi apresentada pelo vereador Dr. Sandro Hoici

Cb image default
Foto: Agência 7ª Arte

O Dia da Comunidade Japonesa, comemorado anualmente em 18 de junho, foi celebrado pela Câmara de Vereadores de Nova Andradina por meio de moção de parabenização 31/2022 apresentada pelo vereador Dr. Sandro Hoici e assinada por todos os vereadores da Casa.

A comenda foi entregue pelo parlamentar ao representante da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (ACENA), Lucas Hideo Matsumura Gondim, e destacou a trajetória dos pioneiros e fundadores da instituição.

“Por toda essa rica história e por entender a importância de preservar a memória daqueles pioneiros que em 1957 chegaram a Nova Andradina é que concedemos essa moção”, ressaltou Sandro Hoici.

O parlamentar, inclusive, é o autor do Projeto de Lei nº. 13/2010, que instituiu 18 de junho como Dia da Comunidade Japonesa, e da Lei nº. 890/2010, que incluiu a data no calendário oficial de comemorações do município.

Histórico

Como detentora de uma colônia significativa no Estado, Nova Andradina tem os traços da cultura japonesa espalhados pela cidade a ponto de boa parte deles passarem despercebidos pela população, afinal, os japoneses estão em Nova Andradina desde sua fundação, onde chegaram os primeiros pioneiros e, hoje, misturados a povos chegados de vários Estados brasileiros e de outros países, que vivem na cidade.

Mas as tradições continuam bem guardadas graças ao empenho da Comunidade Japonesa, presidida por Ernesto Sato, e de instituições como a Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (ACENA).

Basta fazer um passeio pela cidade para se encontrar os traços da cultura japonesa, alguns se destacando na paisagem. Um dos monumentos de destaque, que melhor traduz a influência dos japoneses em Nova Andradina é o Tori, na Praça do Centenário, localizada na Praça Geraldo Mattos Lima. A construção segue os detalhes da arquitetura japonesa, e representa a cultura do país. Mas a cultura japonesa pode ser encontrada também nos esportes, na música, religião e, com destaque, na culinária e artes marciais.

Por toda essa trajetória, o Poder Legislativo reconhece a importante contribuição da comunidade japonesa ao desenvolvimento de Nova Andradina, cuja entidade atua em nossa cidade a mais de 63 anos, deixando sua marca em diversas atividades sociais, esportivas e de filantropia, e ainda destacando os 114 anos da imigração japonesa no Brasil, e apontando que hoje, o país abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com 2 milhões de nisseis – japoneses e seus descendentes, que se somaram como irmãos dos brasileiros, mesclando raças e costumes, contribuindo para o Brasil alcançar um desenvolvimento harmônico e pujante perante os outros países.

Fonte - Assessoria o Legislativo Municipal

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.