Publicado em 24/08/2012 às 07:26, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Os deputados estaduais Onevan de Matos (PSDB) e Mara Caseiro (PTdoB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, devem se reunir nos próximos dias com os médicos ortopedistas de Naviraí para entender qual o critério para realização de cirurgias na Santa Casa do município e de encaminhamento dos pacientes para Campo Grande e Dourados.
O assunto foi levantado esta semana, durante reunião entre os deputados e a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi. A deputada sugeriu que Naviraí, a exemplo de Aquidauana, poderia ser um bom centro de referência nessa especialidade. Na sequência, obteve da secretária a informação de que algumas cirurgias podem ser feitas no local, mas acabam encaminhadas para os municípios maiores.
Durante a reunião que está sendo agendada com apoio de Onevan, os ortopedistas vão ser ouvidos, na tentativa de encontrar uma solução para o problema.
Depois da reunião vamos levar as informações à secretária, para que haja um projeto, uma meta. Naviraí já está na iminência de ter um centro de Hemodiálise, por que não ter também um centro de Ortopedia? Acho que quanto menos os problemas chegarem até Dourados e Campo Grande, melhor, pois sobram mais leitos para atender os pacientes, analisou.
Mara Caseiro também aproveitou seu discurso para relatar aos parlamentares alguns dados da prestação de contas feita pela secretária de Saúde.
Beatriz Dobashi lembrou, entre outros apontamentos, que Mato Grosso possui 79 hospitais sendo 18 regionais e 51 locais. Disse ainda que em Nova Andradina serão implantados 10 novos leitos de UTI adulto, outros 10 em Ponta Porã, além de 10 leitos de UTI neonatal em Corumbá.
Em Aquidauana, houve reforma da maternidade e aquisição de equipamentos. O Hospital Regional de Naviraí também recebeu novos equipamentos para o Pronto Socorro. Muitas outras benfeitorias foram citadas pela secretária, durante reunião com os deputados, na tentativa de apontar os avanços que o Estado está conseguindo na área da saúde.
Nós sabemos que o governo do Estado e as prefeituras vêm trabalhando no sentido de melhorar a saúde, e isso não é fácil, porque a demanda é muito grande. Há um planejamento, eles estão trabalhando, e é importante que nós, representantes das mais diversas regiões, possamos ouvir e colocar os problemas das nossas comunidades, nossas preocupações também com Dourados e Campo Grande, que recebem toda essa carga, disse a deputada.
Uma das principais preocupações é com o Hospital da Vida de Dourados, que está com problemas de titularidade do terreno, o que impede obras de ampliação no prédio.
Mara Caseiro pediu apoio aos deputados para a sensibilização do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que vem a Mato Grosso do Sul no dia 30 deste mês.
Também faço aqui um apelo para o nosso Tribunal de Justiça, para que olhe essa ação com muito carinho e agilize essa questão, disse, referindo-se ao processo protocolado pelo Governo do Estado para resolver o impasse da titularidade no Hospital da Vida.
Outra preocupação que deve ser apresentada a Padilha está relacionada com as Santas Casas, que, negativadas, estão impedidas de receber recursos públicos. Algumas delas, como a de Paranaíba, estão afundadas em dívidas com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
-- Fernanda França