Publicado em 09/08/2023 às 07:00, Atualizado em 08/08/2023 às 17:11

Deputados de MS destacam legado deixado pela atriz sul-mato-grossense Aracy Balabanian

Redação,

Em nome dos 24 parlamentares, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul encaminha nesta terça-feira (8), Moção de Pesar aos familiares da atriz sul-mato-grossense Aracy Balabanian, que faleceu na segunda-feira, aos 83 anos, no Rio de Janeiro (RJ), vítima de um câncer de pulmão.

O 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), foi o primeiro deputado a ressaltar o legado deixado pela atriz. “Aracy Balabanian cumpriu sua missão e deixa um brilhante exemplo. Quando jovem, morei no Rio de Janeiro e Aracy acolhia em sua casa os estudantes de Mato Grosso do Sul”, disse. Mara Caseiro lembrou a importância da atriz para a arte. “Irreverente, ela estava à frente de seu tempo e deixou sua marca como a dama da arte dramática”.

Para o presidente do Parlamento Estadual, Gerson Claro (PP), a atriz Aracy Balabanian foi modelo de força e dedicação ao trabalho. “Rendemos nossa homenagem a brilhante atriz. Ela colocou Mato Grosso do Sul na história da arte brasileira. Atuou pelo País afora, chegando a trabalhar 16 horas por dia. Um exemplo para todos”.

Os pais da atriz vieram da Armênia para o Brasil, fugindo do genocídio promovido pelos turcos otomanos. Fixaram residência em Campo Grande, onde Aracy e os irmãos nasceram. Aos 15 anos, ela se mudou para São Paulo com seis irmãos e se dedicou ao teatro. Na Capital, ela foi homenageada com o teatro que leva o seu nome. Em novembro de 2022, o Governo do Estado concedeu insígnias da Ordem do Mérito pelos serviços prestados ao Mato Grosso do Sul.

Estreou na televisão em 1964, na Record TV, em Marcados pelo Amor. Na sequência, atuou na TV Tupi, onde conquistou o protagonismo nas principais obras da emissora. Em 1972, foi contratada pela TV Globo e se destacou em várias novelas, entre elas, Rainha da Sucata, A Próxima Vítima, A Cor do Pecado, Cheias de Charme. Um dos maiores sucesso foi sua personagem a socialite Cassandra, no humorístico Sai de Baixo, gravado ao vivo do Teatro Procópio Ferreira de 1996 a 2002.

Também foi atriz na Rede Manchete, onde foi protagonista da novela Mania de Querer. Foi indicada ao troféu imprensa por cinco vezes e ganhou vários prêmios em sua carreira. A Prefeitura de Campo Grande decretou luto oficial de três dias no município pela morte da atriz.