Publicado em 27/06/2013 às 17:45, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) foi a tribuna da Assembleia questionar a participação e intromissão da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na questão dos conflitos agrários em Mato Grosso do Sul. De acordo com ele, o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) irá entregar hoje em Brasília, o relatório sobre violência contra os indígenas a entidade.
Segundo o democrata, a entidade religiosa não pode interferir neste assunto, pois assim estará rasgando a Constituição Federal, que prevê que a justiça determina quem está com a razão e direito. Se for para eles (CNBB) entrarem nesta briga, então vamos convocar os evangélicos também e outros grupos que queiram participar, destacou.
Zé Teixeira pediu a mesa diretora da Casa de Leis, que faça um requerimento ao CIMI pedindo o relatório, para que o legislativo tenha acesso ao seu conteúdo. Eles expõem ao país dados de violência contra os índios, porém esquecem de citar policiais e produtores que sofreram agressões e até mortes nestes conflitos, ponderou.
O deputado ainda criticou a Funai (Fundação Nacional do Índio) por adotar uma política de demarcação sem critérios específicos. Esta questão deve ser revisada, fiquei sabendo que a CNBB ainda pensa em lutar em favor da Funai, este assunto não cabe interferência religiosa, ressaltou.
Reunião O governador André Puccinelli (PMDB) está reunido neste momento com representantes de várias entidades, entre elas produtores, indígenas e CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para buscar soluções em relação ao conflito agrário.