Publicado em 06/12/2024 às 16:00, Atualizado em 06/12/2024 às 14:18
Para a parlamentar, a humanização das relações escolares é a solução para os desafios da educação
Na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), realizada no último dia 4, a deputada estadual Gleice Jane se posicionou contra o projeto de lei que propõe a instalação de câmeras com áudio nas salas de aula.
Para a parlamentar, a medida não atende às necessidades reais da educação e pode prejudicar ainda mais as relações entre professores, estudantes e gestão escolar.
Ela defendeu que a solução real passa pela melhoria das condições de trabalho dos educadores, pelo fortalecimento do diálogo e pela humanização das relações no ambiente educacional.
Gleice destacou que a ideia surgiu como uma resposta à crescente insegurança nas escolas, mas alertou que essa abordagem é equivocada, já que a violência nas instituições de ensino reflete problemas mais profundos na sociedade.
"Hoje, muitos professores estão trabalhando com medo, com transtornos mentais como depressão e ansiedade", afirmou.
A deputada também criticou a visão limitada de que as escolas devem ser apenas locais de ensino acadêmico, sem levar em consideração seu papel de acolhimento e formação de relações humanas. "A escola não é só um espaço de transmissão de conteúdo, é também um ambiente de convivência e identificação de violências, inclusive dentro das famílias dos estudantes", destacou.
Gleice Jane também abordou a pressão gerada por movimentos como o "Escola Sem Partido", que limita discussões sobre temas polêmicos, criando um ambiente de insegurança para os educadores.