Publicado em 22/06/2023 às 07:00, Atualizado em 21/06/2023 às 21:50

Cristiano Zanin passa pela sabatina da CCJ do Senado para ser ministro do STF

Advogado recebeu 21 votos a favor e 5 contra após oito horas de questionamentos; nome segue para o Plenário

Redação,
Cb image default
(Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) 

O advogado Cristiano Zanin Martins foi aprovado e passou por quase 8h de sabatina do Senado nesta quarta-feira (21). Dos 26 votos da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), 21 foram favoráveis e 5 contrários à aprovação do nome dele para ser ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A votação é secreta.

O nome de Zanin ainda precisa ser aprovado pelo Plenário da Casa, em votação que ocorre ainda nesta quarta-feira. Só após, está apto a assumir como ministro do STF, na vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano.

Integrante da comissão, a senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (UB), foi a última integrante do Senado a sabatinar Zanin na CCJ.

Thronicke elogiou a atuação de Zanin como advogado, mas pediu ao indicado a uma vaga do STF para esclarecer como irá lidar com casos de impedimento e suspeição.

“Uma vez nomeado e aprovado por esta Casa, vou me guiar exclusivamente pela Constituição e pelas leis, sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja. Na minha visão, e acredito que é a visão também do presidente da República que me indicou, um ministro do Supremo Tribunal Federal só pode estar subordinado à Constituição da República”, afirmou Zanin.