Publicado em 08/03/2013 às 16:24, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Para que todos os venezuelanos possam se despedir de Chávez, seu velório será estendido por mais sete dias, disse ontem o presidente em exercício, Nicolás Maduro. O corpo do líder morto será embalsamado para ser exposto permanentemente no Museu da Revolução, que ainda será construído, em uma urna de vidro.
Ontem, a espera na fila de mais de três quilômetros na porta da Academia Militar, em Caracas, chegou a durar até dez horas. Hoje, às 11h (horário local), será celebrado o funeral para os chefes de Estado presentes.
Vamos embalsamar o corpo de Chávez para que o povo possa vê-lo eternamente, disse Maduro. Dezenas de milhares de pessoas aguardam do lado de fora da Academia com quadros, flores, camisas e cartazes com imagens e fotos do presidente. Chávez, eu juro, eu voto em Maduro, entoavam seguidores.
Durante a espera, muitos passaram mal com o calor, falta de hidratação e fadiga, afirmou o jornal El Nacional. Ao menos dois milhões de pessoas já passaram pela capela onde está o corpo, informou o governo.
Quem sai conta que Chávez descansa vestido com seu traje militar verde-oliva, a boina vermelha que costumava usar e a faixa presidencial. De acordo com pessoas que viram o corpo velado, ele aparentava estar sempre forte; outros, porém, disseram que ele parecia um boneco.