Os vereadores Arion Aislan e Dr. Leandro Fedossi indicaram na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal a necessidade da compra de aparelho de ecocardiograma, ação que demanda também a contratação de profissional especializado para diagnóstico de cardiopatia congênita, seguindo diretrizes da Lei Federal 14598/24, oriunda do PLC 130/2018, que versa sobre a realização de exames em gestantes.
A indicação 163/2024 justifica que a iniciativa é relevante para que gestantes tenham um diagnóstico rápido e seguro. Segundo os vereadores, o exame ecocardiograma fetal foi incluído no SUS como obrigatório no pré-natal, dada a sua função de visualizar a cardiopatia congênita, que é a má formação do coração, patologia que acomete um em cada 100 crianças nascida no Brasil.
“Esse diagnóstico facilita tomadas de decisões do profissional, no momento do reconhecimento do quadro do bebê ainda em gestação, indicando a necessidade de se transferir a gestante para a alta complexidade, que estará submetida à realização de exames periódicos, algo indispensável para a preservação da vida do feto”, justificam os autores da proposta encaminhada ao Executivo Municipal por meio de sua Secretaria de Saúde.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.