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21/10/2016 às 09:00, Atualizado em 20/10/2016 às 23:44

Comissão do Senado aprova R$ 400 milhões para três obras de infraestrutura no Estado

Recurso ainda passa por novo crivo para entrar no orçamento da União.

Três obras de infraestrutura em Mato Grosso do Sul estão previstas para receberem R$ 400 milhões a partir de emenda indicada para orçamento da União de 2017. Os empreendimentos listados são a ferrovia entre Cascavel (PR) e Maracaju, ponte que liga Porto Murtinho a Carmelo Peralta (Paraguai) e anel rodoviário em Três Lagoas, na BR-262.

Os recursos devem ser alocados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), também encarregados de gerenciar os empreendimentos. As emendas são do senador Waldemir Moka (PMDB) e passaram pela Comissão de Infraestrutura do Senado. Agora elas precisam receber o aval da Comissão de Orçamento do Congresso, que pode ou não diminuir os valores previstos anteriormente.

Para a ferrovia Ferroeste, entre Cascavel e Maracaju, o valor previsto é de R$ 300 milhões. A verba para a ponte internacional que vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta tem valor de R$ 50 milhões e está ligada ao projeto de construção da rota bioceânica. Para a construção do anel rodoviário na BR-262, em Três Lagoas, o valor previsto é de outros R$ 50 milhões.

"As três emendas são de grande importância para a área de infraestrutura de Mato Grosso do Sul e região Centro-Oeste, com alcance internacional, já que a ponte em Porto Murtinho faz parte do projeto sobre o Corredor Bioceânico, que ligará por meio de rodovias o oceano Atlântico ao Pacífico", disse o senador, via assessoria de imprensa.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), relator na comissão de infraestrutura, destacou que as ações estruturantes têm interesse nacional. “Por essas razões, sou favorável às propostas”, afirmou o relator.

ROTA BIOCEÂNICA

Em 28 de julho deste ano, representantes de Chile, Paraguai, Argentina e Brasil discutiram a viabilidade da rodovia em evento realizado em Campo Grande.

Um dos principais entraves é justamente a construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Há uma reserva indígena na região e a mudança do traçado aumentaria o projeto dos R$ 120 milhões atuais para R$ 1 bilhão. A obra teria 50% de investimento brasileiro e a outra metade de recursos paraguaios.

Fonte - Correio do Estado

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