“Mais do que minha contribuição para Mato Grosso do Sul, eu gostaria de agradecer a contribuição que Mato Grosso do Sul me deu”. A fala do frei Moacyr Malaquias Júnior representa o sentimento das cerca de 80 pessoas homenageadas com a Comenda do Mérito Legislativo e o Título de Cidadão Sul-mato-grossense. As honrarias foram entregues na noite desta quinta-feira (9) em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
Nascido no estado de São Paulo, o frei relatou que veio para MS ainda criança. “Cheguei aqui, vindo do interior de São Paulo com minha família. Aqui encontramos acolhida e aqui nossa família aumentou. Aqui eu me realizei como pessoa”, contou Moacyr, que é juiz eclesiástico de MS.
A gratidão também foi o sentimento do comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, contra-almirante Paulo César Ferreira. O militar contou que essa é a primeira que ele recebe um título de cidadão. “É uma honra muito grande. Estou há oito meses em Mato Grosso do Sul. A Assembleia é uma parceira da Marinha, fui muito bem recebido. Já tive oportunidade de participar de várias atividades junto com o presidente Paulo Corrêa”, disse.
A consultora legislativa Ana Carolina Ali também foi umas das homenageadas pelos deputados. “Ter esse reconhecimento é uma honra e alegria. A gente espera retribuir com nosso trabalho e a nossa dedicação”, destacou.
O presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), falou a importância de reconhecer as pessoas que trabalham por MS. “É uma honra para uma pessoa que vem de outro estado prestar serviço para MS ser homenageada pelos 24 deputados. Nós estamos fazendo com que ela seja nossa conterrânea e sendo conterrânea a obrigação aumenta. Acho muito importante a comenda e o título”, afirmou.
Deputados homenagearam personalidades de diversos segmentos
A entrega presencial das honrarias aconteceu após dois anos suspensa devido à pandemia. Corrêa ressaltou a oportunidade de realizar a solenidade novamente. “É uma coisa muito boa poder fazer isso. Não deixe de tomar vacina, a única coisa que pode conter essa doença é a vacina. Tenho certeza de que as coisas, daqui para frente, vão melhorar no Brasil e no mundo”, disse.
Durante a solenidade, o Título de Cidadão Sul-mato-grossense foi entregue, em memória, ao deputado Cabo Almi, falecido em maio de 2021, vítima da Covid-19. “É uma coisa muito difícil para nós. O deputado Cabo Almi era um grande amigo. Uma pessoa que fez parte do nosso Parlamento estadual e que com muita fidalguia e companheirismo trabalhou muito pelo povo do Mato Grosso do Sul. É um sentimento de falta”, disse Corrêa.
Além dos parlamentares da Assembleia Legislativa, representantes do Executivo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e outras instituições públicas e privadas, civis e militares, participaram da entrega dos títulos e das comendas.
Representando o Poder Executivo, o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Correa Riedel, falou sobre o significado das honrarias para os homenageados. “É muito significativo quando uma pessoa recebe a cidadania sul-mato-grossense não sendo de origem sul-mato-grossense, é um sinal de que o Estado abraçou tudo aquilo que a pessoa representa. Ela presta relevante serviço para o Estado, trabalha para MS, independente se na iniciativa pública ou privada. O reconhecimento pela Assembleia Legislativa significa que essa pessoa tem uma relação íntima com o MS”, pontuou.
A honraria é outorgada a personalidades pelos relevantes serviços prestados e que contribuíram de forma destacada para o desenvolvimento e projeção do Estado, fazendo por merecerem o reconhecimento de sua gente, por intermédio dos parlamentares.
Entre os homenageados neste ano foi o médico veterinário, residente em Batayporã, Dr. Evandro Trachta. Ele recebeu a homenagem das mãos do deputado Felipe Orro.
Comenda do Mérito Legislativo
Instituída pela Resolução 2/1985, destina-se a agraciar personalidade nacional ou estrangeira que, em razão de seu trabalho, tenha de alguma forma, contribuído, dentro ou fora do país, para o desenvolvimento e projeção do estado de Mato Grosso do Sul.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.