Buscar

19/10/2016 às 06:25, Atualizado em 18/10/2016 às 19:30

Com foco na inovação e no desenvolvimento regional, Nova Andradina organiza II Tecnova

Município também organiza Feira Regional de Agricultura Familiar. Eventos acontecem simultaneamente entre os dias 22 a 24 de novembro de 2016.

Cb image default

Feiras têm como proposta, a abertura de novos mercados para os produtos da Agricultura Familiar da região

Foto: Thiago Odeque/PMNA

Com a proposta de abrir novos mercados para os produtos da Agricultura Familiar, impulsionando o segmento na região, no Estado e nacionalmente, Nova Andradina organiza de 22 a 24 de novembro de 2016, a II Tecnova (Feira de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina) e a I Feiraf (Feira Regional da Agricultura Familiar).

O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Controle e a Fundação Instituto Nova Andradina (FINOVA), tem a parceria da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Agraer, Embrapa, Sebrae MS, Uniesp, IFMS, UFMS e Uems.

A programação é gratuita e inclui palestras e painéis sobre temas variados referentes às compras governamentais, financiamento da Agricultura Familiar, Rede de Assistência Técnica e Tecnológica, Assistência Sanitária e Aspectos Ambientais, além de debates sobre o papel das universidades na assistência técnica e tecnológica e a implementação do Centro de Referência Tecnológica da Agricultura Familiar.

“Por acreditarmos que as ações no campo mostram bons resultados, 62% das compras públicas para atender a merenda escolar são da Agricultura Familiar do nosso município. A iniciativa, que atende um dos setores que é destaque na nossa economia, foi possível com a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa através de parcerias firmadas pela Secretaria de Desenvolvimento Integrado com o Senar e o Sebrae”, ressalta o prefeito Roberto Hashioka.

Na mesma linha, o secretário municipal de Planejamento e Controle, Renato Pires, destaca que a proposta de ambas as feiras é contribuir para tornar Nova Andradina um município mais competitivo nos mercados regional e nacional. “Nosso objetivo é consolidar, através das Tecnova e da Feiraf, esse importante instrumento para fortalecer a Agricultura Familiar na região Leste do Estado”, aponta.

Segundo o gestor, as feiras tem como público-alvo professores, estudantes, acadêmicos, micro e pequenos empresários e demais interessados. “Muitas empresas tornam-se mais lucrativas por investir em produtos, serviços e processos inovadores. Nosso objetivo, com a realização do evento, é sensibilizar e capacitar o público para a importância do fator inovação para o desenvolvimento regional”, explica.

Além de ser uma vitrine para os produtos da agricultura familiar, a II Tecnova e I Feiraf se constituem também, de um espaço de capacitação e eventos técnicos. A proposta é trabalhar a organização da produção e preparar os agricultores para a comercialização de seus produtos, através da adesão de espaços disponíveis a empresas e instituições. Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Planejamento e Controle, localizada no Paço Municipal e também na Finova, localizada no Distrito Industrial de Nova Andradina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.