Publicado em 29/01/2023 às 14:32, Atualizado em 29/01/2023 às 11:34

Com apoio de 20 partidos, Lira é favorito na Câmara

Atual presidente da Casa busca ser reconduzido ao cargo por mais 2 anos e espera vitória expressiva em 1º de fevereiro

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução Internet

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está a poucos dias de ser reconduzido ao cargo nas eleições marcada para 1º de fevereiro. Ele reuniu apoio de 20 partidos, que somam 496 deputados. Seu único adversário na disputa é o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

A última adição para a lista de siglas que o apoiam foi o Avante, partido com 7 pessoas na bancada. No início de janeiro, a sigla ainda não havia decidido se apoiaria o deputado alagoano. Aliados de Lira contam que ele passará dos 400 votos favoráveis com certa facilidade. A votação, no entanto, é secreta. É comum que haja traições, ou seja, que nem todos os congressistas sigam as orientações dos partidos.

Lira começou a agregar apoios em novembro de 2022. Além do seu partido, o PP, e do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, conseguiu antecipar os endossos do União Brasil, que terá a 3ª maior bancada da Casa, Republicanos, Podemos e PSC.

Em meio às tratativas para aprovar a PEC fura-teto, o PT, partido de Luiz Inácio Lula da Silva, e o PSB, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, oficializaram o apoio à reeleição de Lira.

A partir deste ano, o PT terá a 2ª maior bancada da Câmara com 68 deputados. Somado aos partidos que compõem a Federação, PC do B e PV, o grupo chega a 80 congressistas, ficando atrás do PL, com 99.

Aliado de Jair Bolsonaro (PL) ao longo do governo do então presidente, Lira fez campanha por sua reeleição. No entanto, passado o pleito que elegeu Lula, o presidente da Câmara foi uma das primeiras figuras políticas a reconhecer a vitória do petista.

Lula se comprometeu a não interferir nas eleições para a presidência da Câmara e do Senado. Na Casa Alta, o chefe do Executivo apoia a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O Poder360 apurou que PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Mais Brasil (fusão PTB e Patriota), Pros também vão apoiar Lira.

Em 2021, Lira foi eleito presidente da Casa com 302 votos. Na época, seu principal adversário era Baleia Rossi (MDB-SP), que recebeu 145 apoios.