Publicado em 03/09/2023 às 16:00, Atualizado em 03/09/2023 às 11:11
Estão aptos para votação 12 mil eleitores, entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos
Na próxima quarta-feira (6), 12 mil eleitores, entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos vão às urnas para eleger o reitor e os diretores-gerais dos dez campi do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). O mandato é de quatro anos.
Pela primeira vez, a votação, a ser realizada das 8h às 20h, será de forma on-line,.
Podem votar todos os servidores do quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presencial ou à distância.
Atual reitora, Elaine Cassiano disputa a reeleição ao cargo de diretora-geral da instituição contra Guilherme Tommaselli e Carlos Vinícius da Silva Figueiredo.
Nomeada no dia 26 de novembro e empossada no dia 05 de dezembro de 2019 pelo MEC (Ministério da Educação), Elaine Cassiano é doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Além da eleição geral, serão escolhidos os diretores locais do IFMS em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Agenda - Na segunda-feira (4), debatem os candidatos ao cargo de diretor-geral dos campi. Na terça-feira, 5, ocorre o debate entre os candidatos ao cargo de reitor. O encontro será realizado a partir das 14h30, no estúdio do Laboratório de Comunicação da UCDB, em Campo Grande.
Na votação, será atribuído o peso de um terço para o voto dos docentes, um terço para técnico-administrativos e um terço para estudantes, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento.
A apuração terá início na data de votação com o vencedor homologado já no dia 8 próximo. Se elege o candidato que obtiver o maior percentual de votação, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado, em relação ao total de votos efetivados.
Serviço - Para votar, o eleitor deverá acessar o sistema e fazer login com a conta de e-mail institucional. Para servidores, o formato é o [email protected], enquanto para estudantes, o modelo padrão é [email protected]. Os votos poderão ser auditados pelo público.