Publicado em 29/11/2023 às 16:28, Atualizado em 29/11/2023 às 14:31
Vereadoras indagam sobre pontos de coleta de lixo reciclável, procedimentos para o descarte de resíduos sólidos de maneira adequada, gestão do aterro sanitário e campanhas educativas
Os programas de coleta seletiva e de gestão de resíduos adotados pelo município estão na mira da Câmara Municipal de Nova Andradina.
Por meio do requerimento 147/2023, as vereadoras Cida do Zé Bugre (PL) Gabriela Delgado (PSB) e Marcia Lobo (MDB) indagaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado sobre a existência de um calendário específico e de locais estratégicos para a coleta de lixo reciclável.
As parlamentares ainda questionam sobre quais os procedimentos adotados para garantir que os resíduos sólidos sejam descartados adequadamente, como é feita a gestão dos aterros sanitários e se há planos para melhorias neste setor.
No tocante às questões ambientais e educativas, o documento pede informações sobre campanhas de orientação, medidas de fiscalização para inibir o descarte irregular de lixo e quais as penalidades aos infratores. Todos os dados e relatórios sobre este tema devem ser disponibilizados às vereadoras.
Conforme consta no requerimento, tal solicitação baseia-se na necessidade de promover a qualidade de vida da população, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do município.
“A coleta seletiva é uma ferramenta importante para a redução de resíduos sólidos destinados a aterros sanitários e a promoção da reciclagem. Conhecer o calendário de coleta de resíduos recicláveis e a disponibilidade de locais para a coleta seletiva permite que os munícipes participem ativamente desse processo, contribuindo para redução de impactos ambientais negativos”, alegam as proposituras do requerimento.