Ao lado do secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha e da diretora de Gestão Estratégica da SES (Secretaria Estadual de Sáude), Maria Angélica, o secretário de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul, Pedro Arlei Caravina, acompanhou na manhã do último sábado (05), o inicio das cirurgias de pterígios em Bataguassu.
A ação faz parte do Programa MS Saúde do Governo do Estado, que visa diminuir as filas e levar saúde para a população dos 79 municípios do Estado.
Em Bataguassu, entre sábado (05) e domingo (06) foram realizadas 100 cirurgias em pacientes dos municípios de Bataguassu, Brasilândia, Água Clara, Alcinópolis, Jardim e Dourados. Os procedimentos foram feitos nas depedências da Santa Casa de Bataguassu.
A ação em Bataguassu teve inicio no dia 08 de julho, quando foram realizados os procedimetos pré-operatórios.
Segundo a diretora-geral de Gestão Estratégica da SES e coordenadora do MS Saúde, Maria Angélica Benetasso, o Projeto MS Saúde prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, entre elas: oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.
"Em todo Estado, estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros", explica Benetasso
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, acompanhou de perto o atendimento realizado à população visitou o centro cirúrgico da Santa Casa de Bataguassu
“É uma honra acompanhar essa etapa do MS Saúde aqui em Bataguassu, esse programa que é fundamental para zerar as filas de cirurgias eletivas em diversas especialidades. A Regionalização da Saúde é uma das prioridades do Governo Eduardo Riedel", disse Caravina
Sobre o Projeto MS Saúde
Para o Ano I do Projeto MS Saúde, 37 estabelecimentos de Saúde de 32 municípios fizeram a adesão ao programa para a realização de cirurgias eletivas. E mais 33 estabelecimentos de saúde de 19 municípios fizeram a adesão para a realização de exames com a finalidade diagnóstica. Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgia eletiva.
O Governo do Estado disponibilizou R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais para atender à população.
Com informações do Cenário MS
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.