Buscar

12/12/2024 às 16:36, Atualizado em 12/12/2024 às 10:40

Cantata de Natal da ALEMS contempla músicas natalinas regionais em espetáculo

Para o deputado Gerson Claro (PP), presidente da Casa de Leis, o momento desperta o espírito natalino e de renascimento.

Cb image default
Para celebrar o nascimento de Jesus, a 20ª Cantata de Natal trouxe mensagens de amor e esperança por meio de canções regionais e natalinas. Foto: Wagner Guimarães

Ao som do berrante, os coralistas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) mostraram que cantigas natalinas também podem ter o rasqueado, a sanfona e a viola que tocam a alma do sul-mato-grossense. Além dos instrumentos regionais, o maestro Nilo Cunha ainda conduziu uma orquestra que acompanhou vozes e a solista Alice Cunha. Entre tantos instrumentos como flauta, violino e violoncelo o coral também entoou músicas clássicas e sacras.

Desta forma, a programação da Cantata de Natal do Parlamento encantou a todos os presentes com as canções regionais alusivas à data, além da chegada do Papai Noel. O Coral da ALEMS apresentou, por meio da música, a verdadeira essência natalina, refletindo os valores de amor, fraternidade, esperança e união.

De acordo com o maestro do coral, Nillo Cunha, o repertório está diversificado, com arranjos diferentes e contou com músicos convidados que somaram nesta apresentação. “O nosso coral tem a grata satisfação de, neste ano, celebrar mais de vinte anos de criação e ao longo desse tempo, sempre fazendo e inovando nas Cantatas de Natal. Para hoje nós apresentamos um toque regional que são duas canções em ritmo de Guarânia, trazendo um charme especial para esta apresentação que preparamos”, disse. “Guarania de Natal e “Cantata Cabocla” são as músicas regionais que tocaram o público da 20ª Cantata do Poder Legislativo.

Para o deputado Gerson Claro (PP), presidente da Casa de Leis, o momento desperta o espírito natalino e de renascimento. “A Cantata de Natal vem justamente para alimentar essa espiritualidade natalina e a presença de Deus em todos os lados. Então esse ambiente aqui na Assembleia traz esse espírito de união, de perdão e de esperança, para que o ano de 2025 possa nos trazer dias melhores. Aos servidores, deputados e a todas as famílias sul-mato-grossenses desejamos um Natal de paz, de esperança, de alegria, de muita fraternidade e da presença divina em todos os lares”, enfatizou o presidente do Parlamento.

O parlamentar complementou mencionando que Natal é tempo de agradecimento. "Então, eu gostaria de agradecer a Deus pela dádiva da vida. Tantas vezes a gente deixa de, no primeiro suspiro, no abrir dos olhos, de agradecer por estarmos vivos, que é uma dádiva. O Natal é tempo de reflexão e inspiração, de perdão e amor. Em nome da Assembleia Legislativa o nosso agradecimento a Deus por viver este momento. E os nossos agradecimentos especiais a esse coral maravilhoso por vocês fazerem essa belíssima apresentação. Além de tempo de reflexão, de espiritualidade, é também um tempo de união das famílias", finalizou o presidente do Legislativo Estadual.

Katia Claro, esposa do presidente da ALEMS, destacou o momento como marcante. “É um momento de agradecer pelo ano que está quase finalizando e pelo novo que vai iniciar. São momentos de confraternização e que nós temos a oportunidade de ouvir esse coral maravilhoso, que tem se esmerado tanto para sempre dar as melhores músicas e apresentações. Foi um ano muito próspero, de muito trabalho, de muitas realizações, então é uma alegria estar aqui comemorando um final de tarde tão lindo e participando desse momento tão mágico que é o Natal”, destacou.

Proporcionando um momento especial de confraternização, os 45 coralistas e músicos convidados também interpretaram outras canções como “Hay que Sembrar en Navidad”, “Na Manjedoura”, “Benção”, “Marcas do Que se Foi”, entre outras. Iniciado ao entardecer desta quarta-feira (11), na rampa de acesso ao Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo, a chegada encantadora de uma das figuras mais populares do Natal - o Papai Noel - arrancou sorrisos dos participantes. O “bom velhinho” distribuiu doces ao som da primeira canção “Vem, que está chegando o Natal”, apresentada pelo coral. Servidores, crianças, deputados e a comunidade sul-mato-grossense prestigiaram o evento.

Presente no evento, o vice-governador do Estado, Barbosinha (PSD) transmitiu sua mensagem de agradecimento: “Mato Grosso do Sul caminha muito bem e isso é porque tem um grupo de 24 parlamentares que ajudam nesse desenvolvimento. Essa sintonia e dálogo constante que fazem nosso Estado ser diferenciado. Natal é tempo de gratidão e de compartilhar, partilhar e, sobretudo, tempo de agradecer. O advento é o preparativo dos nossos corações para a chegada do grande aniversariante”, evidenciou.

Coral

O Coral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento das potencialidades artísticas e culturais dos servidores públicos. O projeto foi implantado em 12 de maio de 2003, durante a 7ª Legislatura da Casa de Leis. A apresentação inaugural ocorreu em 21 de outubro de 2003, sob a coordenação da secretária de Gestão de Pessoas e presidente de honra da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Marlene Figueira da Silva, que permanece à frente do grupo até os dias atuais.

“Esse ano é realmente muito especial para nós porque o coral inovou cantando músicas natalinas que estão inclusas dentro do Pantanal. Estamos em uma celebração do nosso Senhor Jesus Cristo juntamente com todos os deputados, servidores, familiares e a população. Então, para nós é uma alegria muito grande oferecer a nossa arte através da música”, disse Marlene Figueira da Silva que também relembrou a ideia de da ciração do grupo: “Essa iniciativa surgiu em uma noite de Natal na minha residência, durante uma reunião com os funcionários do setor de Recursos Humanos. Então, para mim, todas as vezes que o coral vai se apresentar é uma realização muito grande para mim”, pontuou.

Desde 2023, a regência do grupo está a cargo do maestro Nillo Cunha. O coral possui um repertório diversificado, abrangendo gêneros como MPB, músicas folclóricas, regionais, sacras, natalinas, clássicas e cívicas. Os integrantes participam de ensaios semanais, que trabalham técnicas vocais, impostação de voz, audição, respiração, afinação e teoria musical. “O coral já era muito bom nesse tempo de existência e sempre foi evoluindo e aprimorando. Nós trouxemos algumas ideias para o nosso coral e estamos aplicando aos poucos. Colocamos novos servidores, fizemos a abertura dessa chamada para que novos colegas da ALEMS ingressassem. Além disso, demos uma diversificada no nosso repertório e com arranjos diferentes, valorizando os potenciais que já tínhamos aqui anteriormente. E também tenho a oportunidade de dar um toque especial no meu estilo de trabalhar”, explicou o maestro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.