Publicado em 21/08/2025 às 10:30, Atualizado em 20/08/2025 às 21:58
Evento é uma propositura da OAB com parceria da Escola do Legislativo, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e instituições parceiras
Na manhã desta quarta-feira, 20 de agosto, a Câmara Municipal de Nova Andradina sediou a 4ª Conferência Regional de Direitos Humanos, um encontro que reuniu autoridades, lideranças acadêmicas, instituições da Justiça e representantes da sociedade civil para discutir o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos fundamentais.
Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a conferência foi proposta pela OAB – 7ª Subseção de Nova Andradina, em parceria com a Escola do Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública, UFMS e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCIAS).
Todas as autoridades que discursaram foram unânimes em apontar a relevância do encontro, ressaltando que a luta pelos direitos humanos exige vigilância permanente, enfrentamento aos retrocessos e a valorização da dignidade humana, do respeito às diferenças e da cidadania.
Para o anfitrião da Casa de Leis, o presidente vereador professor Fábio Zanata, ressaltou que a conferência busca ouvir a comunidade para a construção de políticas públicas que assegurem direitos. “Esse momento é fundamental para a atualização das políticas públicas e para o fortalecimento do diálogo entre Estado e sociedade, apontando caminhos para que nenhuma voz seja silenciada e todos os direitos sejam efetivamente garantidos”, destacou. Também estiveram presentes os vereadores Alemão da Semente, Gabriela Delgado, Josenildo Ceará, Márcia Lobo, Naleu da Casa Verde e Wilson Almeida também acompanharam o evento, reforçando a importância do Legislativo no fortalecimento da rede de proteção social.
Em nome da Escola do Legislativo, o diretor legislativo Claudinei Araújo dos Santos destacou a missão da Câmara em garantir espaço democrático e representativo para o debate. “Esta é uma oportunidade rara e histórica de ouvir, propor e decidir juntos os rumos da cidadania, dos direitos e da dignidade humana na nossa região. Estamos empenhados em assegurar diversidade e escuta verdadeira”, afirmou, agradecendo às instituições parceiras pela mobilização.
A programação contou com a apresentação cultural da professora Regiane Macedo (IFMS), que interpretou a canção “Como Nossos Pais”, de Belchior, e com a palestra magna conduzida pelo professor Mário Sá, da UFGD, especialista em história e pesquisador com vasta experiência na área.
Entre as instituições estavam presentes: o presidente da OAB local, Stenio Parron, o prefeito Dr. Leandro Fedossi, a secretária municipal de cidadania e assistência social, Cida Valdez, a secretária estadual de assistência social e direitos humanos, Vera Ramos, e o diretor da UFMS, Paulo Schotten. Também marcaram presença representantes do Ministério Público (Murilo Hamati e o promotor Felipe Marques), da Defensoria Pública (Rivana Coimbra), além de lideranças das polícias Civil e Militar (Promuse), Conselho Tutelar, coordenadorias municipais, universidades (UFMS e IFMS) e delegações de municípios vizinhos como Anaurilândia e Batayporã.
Com informações da assessoria da CMNA