Publicado em 05/11/2023 às 15:30, Atualizado em 05/11/2023 às 15:23

Câmara de Nova Andradina homenageia “bombeiro herói” com moção por ato de bravura

A homenagem foi oficializada na Moção de Parabenização 56/2023, de autoria do vereador Wilson Almeida (PSDB).

Redação,
Cb image default
Agência 7ª Arte

A Câmara de Vereadores homenageou na noite desta terça-feira (31), o Cabo Eleandro Pereira, lotado no Quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, pelo ato de bravura e coragem. A honraria foi concedida em face ao ato heróico realizado no último dia 29 de setembro quando salvou uma mulher que tentou se jogar da ponte que liga as cidades de Aquidauana e Anastácio, evitando que a vítima cometesse suicídio.

A moção foi entregue pelo autor da propositura, vereador Wilson Almeida (PSDB) nas mãos do homenageado. Para o vereador, o ato praticado pelo Cabo Eleandro, de forma voluntária e consciente, é digno de reconhecimento e muitos aplausos.

“A moção louva o comprometimento, o profissionalismo e a dedicação demonstrados neste ato heróico. Não há dúvidas de que nossos militares estão bem preparados e não deixam de cumprir a missão de salvar vidas, mesmo em folga. A Câmara e toda população se orgulham de você e da nossa corporação dos bombeiros militares”, declarou o parlamentar.

A moção de parabenização foi subscrita por todos os demais vereadores da Casa de Leis.

A história

A mulher, que não teve a identidade relevada tentou suicidar-se pulando da ponte que liga as cidades de Aquidauana a Anastácio, no interior do Mato Grosso do Sul. Naquele momento, bombeiros militares que estavam de folga e foram buscar refeições próximo ao local ouviram gritos de socorro.

Ao constatar que uma pessoa estava sobre a grade de proteção da ponte e ameaçava pular, o Cabo Eleandro, imediatamente, foi ao encontro da vítima. Para não chamar a atenção da suicida, o bombeiro militar caminhou em direção à mulher ao passo que utilizava o telefone celular no ouvido como se estivesse conversando com alguém.

Naquele instante, o bombeiro, aproximou-se da mulher e a agarrou, puxando-a para o interior da ponte e colocando-a em posição de segurança. Logo em seguida, outros bombeiros militares que estavam junto com o Cabo Eleandro ajudaram na contenção da paciente. Logo depois, a mulher foi encaminhada pela ambulância do Corpo de Bombeiros Militar em Aquidauana para uma unidade hospitalar para avaliação médica.

O militar, que é lotado no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Nova Andradina, estava em Aquidauana para auxiliar no trabalho de combate a incêndios florestais na região do Pantanal.