Publicado em 02/10/2012 às 10:40, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Bernal lidera disputa em Campo Grande com 40%, diz pesquisa

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Redação

A penúltima pesquisa do instituto Datamax sobre a disputa pela prefeitura de Campo Grande (MS) mostra ampla vantagem do candidato Alcides Bernal (PP) sobre o segundo colocado, Edson Giroto (PMDB).

Segundo sondagem encomenda pelo site Midiamax, o pepista está 16,1 pontos percentuais à frente, com 40,5% das intenções de voto e o peemedebista aparece com 24,4%. Apesar da ampla vantagem, se esse quadro se confirmar, as eleições ainda vão para o segundo turno, que, caso ocorra, será o primeiro depois de 16 anos.O crescimento de Bernal é constante desde a primeira prévia, em julho, quando apareceu com 31,7% das intenções de voto. Ele chegou a cair para 26,3% na terceira rodada e na da semana passada apresentava 33,1% das intenções de voto. O crescimento de uma semana para outra foi de 7,4 pontos percentuais.Giroto apareceu na primeira pesquisa do Datamax com 21,7% das intenções de voto, alcançou 33,8% em seu melhor desempenho, que foi na quarta rodada de pesquisas, no dia 27 de agosto. Desde então sofreu queda e na pesquisa divulgada semana passada tinha 30,3% das intenções de voto. Nesta pesquisa o candidato amargou perda de 5,9 pontos.
Já o candidato tucano Reinaldo Azambuja mostra bom desempenho e crescimento rápido conforme os números da pesquisa. Hoje ele aparece com 13,7%, e está na terceira colocação. No começo da corrida eleitoral, em julho, tinha apenas 6% das intenções de voto e cresceu 7,7 pontos percentuais.
Azambuja do PSDB acabou tomando o lugar do candidato do PT, Vander Loubet, na disputa pela prefeitura de Campo Grande. O petista aparece em quarto lugar nas pesquisas. Ele está com 5,5% das intenções de votos segundo o Datamax, mas já teve desempenho de 12,5% no começo da campanha. A queda percentual foi de sete pontos.
Os candidatos dos partidos menores Suél Ferranti (PSTU), Sidney Melo (Psol) e Marcelo Bluma, do PV, tiveram pouca mudança durante a corrida eleitoral e aparecem com 0,8%, 0,4% e 0,1% dos votos respectivamente. Brancos e nulos representam 2,5% e os eleitores indecisos somam 12%.
A pesquisa aconteceu entre os dias 27 e 30 de setembro e ouviu 765 pessoas. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-00285/2012. A próxima e última pesquisa do instituto sai na sexta-feira, dia 5 de outubro.Fonte: Terra (LUCIA MOREL)