Publicado em 14/03/2012 às 09:20, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Depois da reunião realizada no mês de fevereiro, envolvendo representantes dos municípios de Ivinhema, Nova Andradina, Angélica, Taquarussu, Anurilândia e Batayporã, comandada pelo Juiz de Direito Dr. José Henrique (de Nova Andradina) e o diretor da ong Esquadrão da Vida, Sr. Samir, ficou definido que, neste dia 19, haverá nova reunião para definir detalhes sobre a criação e implantação de uma Unidade de Terapia para dependentes químicos, em Batayporã.
Por iniciativa do Prefeito Edson Peres Ibrahim, a Câmara Municipal aprovou recentemente, projeto onde o antigo balneário de Batayporã foi cedido por um prazo de 30 anos, para que o Esquadrão da Vida possa atuar na região, atendendo os dependentes dos municípios envolvidos.
O Juiz, Dr. José Henrique, mentor da ideia, recebeu em audiência, neste dia 13, o Prefeito Edson Ibrahim, que apresentou a Lei que autorizou o Município a ceder o local. E também, Edson informou ao Juiz que já encaminhou ao Legislativo, um pedido de autorização para a transferência de fundos para ajudar no custeio da Unidade.
Aproveitando a estada de todos os prefeitos em Campo Grande, neste dia 14, Edson Ibrahim irá tratar com os chefes dos Executivos dos municípios que comporão o acordo, sobre os detalhes da implantação da Unidade. O Prefeito ressalta que a reunião marcada para a próxima segunda-feira, dia 19, deverá selar definitivamente a união das Prefeituras em torno da referida implantação, e também definirá os compromissos já assumidos na reunião passada.
A nova reunião vai acontecer às 14 horas, na Câmara Municipal de Batayporã, contando ainda com a presença do Juiz de Direito de Nova Andradina, Dr. José Henrique, e como convidados, a Juíza e do Delgado de Batayporã, Promotores, comandante do Grupamento da Polícia Militar e os representantes do Conselho de Segurança dos Municípios e a Deputada Estadual Dione Hashioka. Os Prefeitos e Presidentes de Câmaras também são convidados para a reunião. Edson aproveitou para lembrar que os Legislativos também se comprometeram a ajudar, anualmente, com recursos para manutenção da ong.
Vale ressaltar que o valor estipulado para cada Município é de R$ 10 mil por ano, sendo cinco mil para os Executivos e cinco mil para os Legislativos. Considerando que cada Câmara é composta por nove vereadores, ao ano, a ajuda será de menos de R$ 50,00 por mês, por cada parlamentar, portanto, um custo benefício altamente compensador, e uma ajuda primorosa que os Legislativos estarão dando ao projeto.
Quanto aos Executivos, o valor de cinco mil também representará, ao final, uma grande economia, pois o tratamento de pessoas dependentes químicos, através dos sistema de saúde pública, vai muito além desse limite, conforme explicou o Prefeito Edson Ibrahim. E mais do que uma economia, devemos nos lembrar do sofrimento das famílias que têm um dependente químico, e que muitas vezes, fica impotente diante da falta de um local adequado para tratar seu ente querido. Para a Secretária de Saúde de Batayporã, Sílvia Rosenbaum, só quem tem um doente em casa, sabe avaliar realmente a importância de uma unidade terapêutica desta natureza.