Publicado em 17/03/2013 às 12:00, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

BATAYPORÃ: Projeto de Produção Agroecológica começa ser implantado

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Redação

O Projeto que visa a construção de quinze hortas, com um sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS, começa a ser implantado as primeiras unidades em Batayporã, através de uma parceria entre a ADEPORà – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Batayporã e a Fundação Interamericana (IAF), órgão independente do Governo dos Estados Unidos, criada pelo Congresso dos EUA.

 

O Projeto firmado em 2012 visa difundir a tecnologia social PAIS como instrumento de geração de trabalho e renda na agricultura familiar, inclusão social e acesso aos direitos da cidadania por meio da racionalização e do aproveitamento das oportunidades produtivas existentes nos assentamentos e nas propriedades tradicionais, potencializando as vocações locais e contribuindo com o processo de instalação, desenvolvimento e sustentabilidade de unidades produtivas.

 

Segundo o Presidente da ADEPORà Sidney Olegário, para a difusão de Tecnologia no município, se fez necessário possuir o apoio do Poder Executivo Municipal, através da Secretária Municipal de Agricultura, dos Pequenos Produtores Rurais, COPAER e do SEBRAE/MS, “Esse projeto chegou em um bom momento, o apoio financeiro que a IAF esta proporcionando a essas famílias, é um presente de Deus, pois os mesmos sozinhos não tinham condições de fazer essas hortas, e agora isso esta sendo possível graças ao convenio firmado entre a ADEPORà e a Fundação Interamericana” Discorreu Olegário .

 

 Inicialmente serão implantadas sete unidades, dividas entre assentadas e agricultores tradicionais do município, e em seguida outras oito unidades serão implantada. A seleção das famílias foi feita respeitando a aptidão para o cultivo de hortifrutigranjeiros, tempo de trabalho da feira do produtor, renda familiar e vontade e determinação de querer trabalhar em um projeto que visa o aumento da renda familiar. A implantação das primeiras unidades foi realizada através de um curso teórico e pratico, ministrado por Helio Kokehara, instrutor do Sebrea/MS e da COPAER, que fez um repasse da metodologia de trabalho a dois técnicos da ADEPORÂ, que darão sequencia na construção das demais unidades.

 

Para o Técnico Agrícola, da Secretária Municipal de Agricultura, Wendel Jose, que esta acompanhando os trabalhos,  o PAIS tem como premissas a preservação do meio ambiente, a eliminação do uso de produtos tóxicos e o respeito aos recursos naturais. Portanto, não se trata apenas de uma horta e sim um conjunto de técnicas integradas que garanta a segurança alimentar de agricultores familiares, pois coloca comida na mesa; define vocação produtiva, pois o excedente e a produção do quintal ecológico podem ser comercializados, gerando trabalho e renda. (Com informações do Secretário de Agricultura  Ney Olegário).