Nesta terça-feira (4), foi instalada mais uma comissão na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Proposta pelo deputado Junior Mochi (MDB), a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, criada pela resolução 08/2023, aumenta para 17 o número de comissões da Casa de Leis.
A criação da nova comissão foi proposta a partir do desmembramento da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia em duas comissões para atender os temas estratégicos das novas tecnologias.
Ricardo Sena, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), explica que a nova comissão segue modificação feita pela atual gestão do governo estadual.
"A criação dessa nova comissão passa a se alinhar também com o executivo, que fez a mudança do nome da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar para Semadesc porque o governador entende que esse é um tema importante e também criou a Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação", disse Sena.
Assuntos - A Resolução é de autoria de Junior Mochi, com coautorias das deputadas Lia Nogueira (PSDB), Mara Caseiro (PSDB) e dos deputados Coronel David (PL), Lucas de Lima (PDT), Marcio Fernandes (MDB), Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Rafael Tavares (PRTB) e Roberto Hashioka (União).
A comissão ficará responsável pelas tratativas dos temas: desenvolvimento científico, pesquisa e capacitação científica e tecnológica, e inovação; informatização do Poder Legislativo e organização institucional do setor; matéria atinente à política estadual de Ciência e Tecnologia; política estadual das tecnologias da informação, automação e informática, ciência, tecnologia e inovação; sistema estatístico, cartográfico e demográfico; sistema estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; acordos de cooperação com outros entes federativos na área de ciência, tecnologia e inovação; e desenvolvimento tecnológico da indústria das tecnologias da informação e da automação e seus aspectos estratégicos.
Já a Comissão de Educação, Cultura e Desporto ficará responsável pelos assuntos pertinentes à educação em geral; ao sistema esportivo estadual; ao desenvolvimento cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico, convênios e acordos culturais; e às datas comemorativas, homenagens cívicas, diversão e espetáculos públicos, manifestação do pensamento, expressão da atividade artística e comunicação social.
Com informações do Campograndenews
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.