As ações de prevenção e combate a pragas e doenças na produção agropecuária brasileira terão recursos garantidos. Este é o objetivo do projeto
(PLS 591/11) do senador Antonio Russo (PR-MS). O texto foi aprovado nesta quarta-feira (21/11) na comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. Veja o vídeo
A matéria proíbe o contingenciamento de recursos orçamentários destinados ao controle sanitário animal e vegetal. O relator ad hoc, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), leu o parecer favorável do senador Jayme Campos (DEM-MT) e foi taxativo ao dizer que é inadmissível o governo federal cortar verbas de ações essenciais para garantir a produção agropecuária de qualidade.
Esses recursos têm de ser usados de forma preventiva e não depois que a febre amarela já atingiu o rebanho, disse ao elogiar a iniciativa do senador Antonio Russo.
Os senadores Ivo Cassol (PP-RO), Sérgio Souza (PMDB-PR), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Ana Amélia (PP-RS) também ressaltaram a importância do projeto. Para Ivo Cassol a questão da sanidade é fundamental especialmente nos estados de Fronteira. Já o senador Sérgio Souza destacou que a ação preventiva nesta questão é essencial. O presidente da Comissão, senador Acir Gurgacz cumprimentou Russo pela excelência da proposta. Aliás, Antonio Russo tem nos dado sempre boas sugestões de como melhorar a produção agropecuária brasileira. Desejamos o seu retorno em breve. Sempre presente, ele traz opinião tilde;o específica e importante para esta comissão.
Senador atuante
A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou a atuação de qualidade do senador Antonio Russo. Ele é um senador que assumiu na suplência e tem uma produtividade exemplar. Hoje foi aprovado outro projeto do senador Antonio Russo em outra comissão que estende o seguro garantia-safra para o Centro-Oeste. Junto com este projeto que acaba de ser aprovado, gostaria de cumprimentá-lo pela produtividade com qualidade e desejar a ele plena recuperação e retorno rápido. Porque uma coisa é fazer muitos projetos, outra é fazer projetos que de fato tem uma importância e representatividade, como é o caso das iniciativas de Russo, afirmou.
O projeto que proíbe o corte de verbas para ações de prevenção e combate a doenças e pragas no campo ainda será votada pela Comissão de Assuntos Econômicos, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
Após virar lei, a proposta do senador Antonio Russo vai obrigar o Executivo a investir o total de recursos previstos no Orçamento Geral da União para o setor de defesa da sanidade animal e vegetal.
Quando apresentou o projeto, o senador Russo ressaltou que a questão da sanidade merece grande atenção. O corte de verbas para o setor pode impossibilitar a implantação de ações imprescindíveis para a agropecuária do País, afirmou na época.
Atualmente o senador Antonio Russo faz tratamento para garantir sua plena recuperação de um AVC sofrido em julho.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.