Publicado em 13/04/2017 às 19:00, Atualizado em 13/04/2017 às 19:52
Eleições em 66 cidades tiveram 6,5 mil votos.
Após três dias apurando os 6,5 mil votos em 66 municípios em Mato Grosso do Sul, o PT concluiu a votação do Processo de Eleições Diretas (PED), que escolheu a presidência de 56 diretórios municiais e elegeu os 250 delegados para a escolha do diretório estadual que acontece em maio.
Apenas o município de Jateí não havia encaminhado a ata e a lista de votação da eleição para as chapas estaduais. Do total de votantes em jatei foram três votos válidos, 85 votos nulos e 85 brancos.
Assim, a Comissão de Organização Eleitoral (COE) divulgou o resultado para a escolha dos delegados e delegadas ao Congresso Estadual que vai eleger o novo presidente e a direção do PTMS: Chapa Estadual Construindo um Novo Brasil com Lula 2018, apoiada por Zeca do PT, soma 2.393 votos; Chapa Movimento Popular Socialista, coordenado pelo atual presidente estadual do PT Antônio Carlos Biffi, com 1.370 votos; Chapa A Esperança é Vermelha, apoiada pelo deputado estadual Pedro Kemp, tem 988 votos; Chapa Democratizar para Reconstruir, apoiada pelo deputado estadual João Grandão, com 645 votos; PT da Base, coordenada pelo deputado Cabo Almi, 491 votos; e a Chapa Esquerda Viva, apoiada pelo deputado estadual Amarildo Cruz, 474 votos.
O Congresso Estadual do PTMS está programado para acontecer entre os dias 5 a 7 de maio em Campo Grande. Até o dia das eleições haviam dois nomes interessados na disputa da presidência do partido, o ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, da chapa A Esperança é Vermelha, e o atual presidente, Antônio Carlos Biffi, pela chapa Movimento Popular Socialista.
Campo Grande será o único município que irá definir a presidência do diretório estadual em segundo turno. A votação será realizada em 30 de abril. A disputa será entre a atual presidente Maria Rosana, apoiada pelo grupo de Biffi e Agamenon Prado, apoiado em uma coalizão enter Zeca do PT, Cabo Almi, João Grandão e Amarildo Cruz.
Fonte - TopmidiaNews