Mesmo após protestos de pais e alunos, a Secretaria Estadual de Ensino (SED) deixará de ofertar vagas para as séries iniciais do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública estadual.
Por meio da assessoria de imprensa, a SED explicou que o serviço passará a ser ofertado apenas pelas redes municipais em Mato Grosso do Sul. Até o momento, apenas uma escola foi fechada por causa desta mudança.
Em nota, a SED afirma que, desde 2015, 'algumas unidades da Rede Estadual já iniciaram esse processo de reordenamento, que consiste no fim da oferta de novas vagas para algumas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com o objetivo de concentrar esse atendimento nas Redes Municipais e focar o trabalho do Estado nos anos finais do EF (de 6º ao 9º ano) e Ensino Médio'.
Afirma ainda que, em 2019, será encerrada a oferta do 1º ano do Ensino Fundamental em todo o MS, com algumas unidades atendendo pontualmente em locais onde as redes municipais ainda não ofereçam o suporte necessário. 'Vale ressaltar que o desligamento de professores, em função desse reordenamento, não está previsto pela Secretaria'.
Fechamento de escolas
A SED informa que quanto ao fechamento de escolas, 'apenas uma unidade foi fechada, até o momento, em função da baixa procura por vagas, no município de Camapuã'.
E que outras escolas deixaram de fazer parte da Rede Estadual 'em função do processo de municipalização, que ocorre em algumas cidades do interior do Estado'.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.