Publicado em 28/09/2023 às 12:15, Atualizado em 28/09/2023 às 15:13

48% aprovam e 45% desaprovam o governo Lula, diz PoderData

Pesquisa após 9 meses da administração petista mostra rejeição ascendente e já em situação de empate estatístico, na margem de erro, com a curva de aprovação

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 9 meses com rejeição ascendente e um empate técnico entre as taxas de aprovação e desaprovação. Segundo pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de setembro de 2023, a administração petista é aprovada por 48% dos brasileiros. Outros 45% reprovam o governo. Já 7% não sabem como responder.

A diferença entre os percentuais de aprovação e desaprovação do governo registrou o menor nível desde o início do governo Lula: 3 pontos percentuais Em janeiro, a distância era de 13 p.p.. Apesar de as taxas de aprovação oscilarem dentro da margem de erro desde a posse, a tendência de alta da desaprovação leva os percentuais a uma convergência.

Os dados do estudo do PoderData são um indicador de que essa fase parece estar se aproximando de um estágio final. Além disso, há sinais na economia de que o melhor já possa ter passado, pois a inflação voltou a subir.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 de setembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 212 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.