Publicado em 26/05/2013 às 07:00, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24
Nova Notícias - Todo mundo lê
Onze candidatos a prefeito registraram candidaturas nos cartórios eleitorais até as 19 horas de sexta-feira, quando terminou o prazo para essa providência administrativa junto ao Judiciário. Em Jardim, Bela Vista e Figueirão se candidataram três políticos por município e em Caracol apenas dois se inscreveram para disputar a eleição suplementar do dia 7 de julho, que ocorrerá por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em razão da cassação dos prefeitos.
A eleição de Jardim será disputada entre os candidatos Erney Bazzano Barbosa (PT), Gláucio Cabrera (DEM) e Lizangela Blaya de Mello (PDT). Erney conquistou importante aliança com o PMDB, que indicou o vereador Renato Miranda como candidato a vice-prefeito. Havia a cogitação de que Guilherme Monteiro (PSDB), filho do deputado estadual Márcio Monteiro, registrasse candidatura a prefeito, mas isso não se confirmou.
Em Bela Vista, foram registradas candidaturas de três coligações: Por Amor a Bela Vista, com Olga Terezinha Biachi Zacarias (PMDB) para prefeita e Fabrizia Tinoco Abrego como vice; Um Novo Tempo para Bela Vista, com Orlanda Freitas dos Santos (PHS) para prefeita e Edson Medieros de Moraes, vice-prefeito; e Mudança de Verdade, com a dobradinha Reinaldo Miranda Benites (PSDB) e Vagner Lima.
Só dois candidatos vão disputar a prefeitura de Caracol, Célia Viais (PSB), esposa do prefeito cassado Manoel Viais (PT), tendo como vice Cristiane Godoy, da coligação Caracol Unida, e Bento Afonso (PSL), que foi aversário de Manoel na eleição de outubro de 2012, tendo como vice Dilvair Leite, pela coligação Um novo Tempo para Caracol.
Já em Figueirão são três candidatos a prefeito: Pela coligação Amor Paz e Progresso, Neilo Souza da Cunha (PMDB), tendo como vice Rogério Rodrigues Rosalin (PR); pela coligação Transparencia, Ética e Responsabilidade, o candidato a prefeito Benício Furtado (PT) e o vice Antônio Azevedo Naban (PSD); e pela coligação Seu voto, seu futuro, Juvenal Consolaro (PTB) para prefeito, com Valdeí Ferreira de Amorim (DEM) como vice.
A partir do registro das candidaturas há um prazo de cinco dias para impugnação, segundo a legislação eleitoral. Esse prazo começa a contar do efetivo registro, que na maioria dos casos aconteceu na sexta-feira, com a contagem começando neste sábado (25).