Publicado em 18/11/2023 às 14:03, Atualizado em 18/11/2023 às 14:26
Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA) o animal será levado até o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande
A Polícia Militar Ambiental (PMA) resgatou nesta sexta-feira (17) um Tucano que tentava fugir das queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
A captura aconteceu em Miranda e o animal foi encaminhado para o Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
De acordo com os militares, o animal foi encontrado na região acometida pelos incêndios florestais. Ainda conforme a polícia, o tucano jovem que estava caído no chão e acredita-se que ele pudesse estar tentando escapar das chamas.
Pantanal arde em chamas
Com mais de 3 mil focos de calor nesta sexta-feira (17), um dos principais resíduos do fogo, a fumaça, tem se espalhado para além da região do bioma. Imagens captadas por satélites mostram o avanço da névoa para região Sul e Sudeste do país.
O doutor em geofísica espacial e professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Widinei Alves Fernandes, explica que o corredores de nuvens têm facilitado a chegada da névoa em outros estados brasileiros e até em países fronteiriços, como Paraguai e Bolívia.
"O aumento de fumaça foi devido a chegada dessa pluma, em decorrência das queimadas que ocorreram no Pantanal e também na Amazônia. Isso mostra que a poluição do ar é um problema transfronteiriço, ou seja, que regiões relativamente distantes podem impactar outras regiões. Identificamos nesse momento uma condição moderada já aumentando, podendo chegar até uma concentração de ruim mais tarde", detalha o pesquisador.