Publicado em 29/01/2022 às 14:14, Atualizado em 29/01/2022 às 17:16
O litro deste herbicida de marca Tecnoquat, usado com função de combater plantas daninhas, pode chegar a ser comercializado por R$ 130,00.
Cerca de 10 toneladas de herbicida a base de Paraquat foram apreendidas na manhã deste sábado (29) na base da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-163 em Caarapó.
De acordo com informações policiais, os galões estavam sendo transportados em uma carreta que tinha como destino o município de Cuiabá (MT).
O litro deste herbicida de marca Tecnoquat, usado com função de combater plantas daninhas, pode chegar a ser comercializado por R$ 130,00.
O uso deste produto foi banido no Brasil, proibido desde 2020 em decorrência de danos que podem causar ao meio ambiente e intoxicações fatais em humanos e animais, segundo pesquisa publica em 2013 de Thaismara Martins, bióloga especialista em Fisiologia Humana e biotecnóloga aplicada à Agroindústria.
O Paraquat possui substâncias tóxicas que contribuem para a morte dos neurônios por meio da indução do estresse oxidativo.
É um herbicida muito usado em várias culturas como: fumo, algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, maça, soja, uva, abacaxi, ainda segundo a pesquisa de título “Herbicida Paraquat: conceitos, modo de ação e doenças relacionadas”.
A carga contrabandeada e a carreta foram encaminhadas para sede da Polícia Federal em Dourados.