Buscar

11/12/2025 às 17:00, Atualizado em 11/12/2025 às 17:53

Tenente-coronel Françoso assume comando do 8º Batalhão da Polícia Militar

A solenidade de troca de comando aconteceu nesta quinta-feira em Nova Andradina

Cb image default
Françoso, Paulo Renato e Sá Braga: Foto - Marcos Donzeli

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 11-12, em Nova Andradina a troca do comando do 8º Batalhão da Polícia Militar. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa e contou com várias autoridades de Políticas e militares de toda a região do Vale do Ivinhema.

Presente no ato, estiveram o Comandante Geral da PMMS, Coronel dos Anjos Garnes e o Comandante de Policiamento de Divisas Sudeste, Coronel PM Luís Antonio Sá Braga. Ambos ao fazerem o uso da palavra, desejaram boa sorte ao novo comandante Frederico Françoso e agradeceu o trabalho do Tenente Coronel Paulo Renato Ribeiro frente ao Batalhão no período em que esteve em Nova Andradina

Quem saiu e quem entrou

Para comandar o Batalhão, o comando geral da PMMS designou o tenente-coronel Frederico Françoso Canola. Ele assumiu o posto no lugar do tenente-coronel Paulo Renato Ribeiro, a mais de dois anos e foi transferido para a capital, Campo Grande.

Com vasta experiente na Polícia Militar, o novo comandante já trabalhou na região quando o mesmo ainda era aspirante a oficial. Ele também já desempenhou suas funções do DOF e na 7ª Companhia Independente de Polícia Militar em Bataguassu.

Cb image default
Renato dos Anjos Garnes durante a sua saudação: Foto - Marcos Donzeli

Currículo do novo comandante

Françoso ingressou na Polícia Militar em 2009, após atuar como analista judicial no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Formou-se oficial pela Academia Policial Militar do Guatupê, no Paraná, e construiu uma carreira marcada por funções estratégicas e operacionais.

Entre as principais funções que exerceu, destacam-se: Subcomandante da Academia de Polícia Militar (APM) da PMMS, cargo que ocupava desde 2024; Comandante de unidade destacada em Bataguassu (2013); Coordenador de policiamento no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), entre 2013 e 2018; Atuação no Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) e no Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), entre 2018 e 2020; Chefe da Seção de Investigação da Corregedoria-Geral da PMMS (2020–2023), área responsável por apurar crimes militares; Atuação em Nova Andradina como aspirante e tenente, em 2012.

Françoso também soma experiências acadêmicas relevantes. É pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal (Anhanguera) e em Direito Militar (UCAM). Na APM, atua como instrutor das disciplinas de Direito Processual Penal Militar I e II e Polícia Judiciária Militar nos cursos de formação de oficiais.

Entre suas capacitações, estão: Curso de Especialização de Fronteiras – DOF (2013); Curso de Polícia Judiciária Militar – PMESP (2014); Curso de Força Tática – PMESP (2016); Atuação como juiz militar no Conselho Permanente de Justiça da Justiça Militar Estadual (2019). Com informações da Polícia Militar do MS.

Cb image default
Comandante do CPA-5, Sá Braga: Foto - Marcos Donzeli

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.