Publicado em 27/11/2022 às 14:26, Atualizado em 27/11/2022 às 10:29

Tatu-canastra é capturado após polícia quebrar contrapiso de residência

A ocorrência foi atendida pela PMA

Redação,
Cb image default
Divulgação

Na sexta-feira (25), policiais militares ambientais de Cassilândia capturaram um animal da espécie Priodontes giganteus (tatu-canastra).

A PMA foi acionada no início da tarde do dia 23, pelo funcionário e morador de um sítio, nas proximidades da rodovia MS-306, em virtude de que o tatu teria entrado embaixo de sua residência e estava abrindo buraco de mais de 50 centímetros. 

O homem, de 65 anos, afirmou que se o tatu continuasse escavando por baixo, colocaria em risco a estrutura da casa.

No mesmo dia (23), a equipe foi ao local e lançou um pouco de água para que o animal saísse, porém, o bicho continuava a escavar. A equipe, então, armou uma armadilha na abertura inicial do buraco, sem êxito.

Já no dia 25, a equipe optou por quebrar o contrapiso da casa, com autorização do proprietário do sítio, e escavar de encontro com o tatu, desta forma, os policiais chegaram até o animal e realizaram a captura, com uso de cambões e o colocaram em uma caixa de contenção.

A equipe percebeu que o tatu-canastra, que pesava mais de 40 kg, não apresentava ferimentos e o soltou em área de vegetação, distante do perímetro urbano e de residências de propriedades rurais.