Operação ‘Brutus’ deflagrada pela Polícia Civil, em Nova Alvorada do Sul, na manhã desta terça-feira (3), teve como alvo servidores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva. Dois servidores foram levados para a delegacia.
A operação teve apoio da Corregedoria de Trânsito do Detran-MS, que também fez o bloqueio de contas judiciais contra os suspeitos, que faziam a venda e transferência ilegal de veículos e peças que estavam apreendidos no pátio do Detran em Nova Alvorada do Sul.
Foi descoberto que um intermediário e um contrabandista eram comparsas dos servidores, conseguindo a liberação dos veículos com o pagamento de propinas. Segundo as investigações, não eram realizadas as inserções dos veículos no sistema devido e, posteriormente, era feita a devolução ao comprador do veículo mediante pagamento de propina e sem o recolhimento dos débitos administrativos existentes.
Também concluiu-se que quando o dono do carro não efetivava o pagamento da propina, os veículos eram "depenados", retirando peças de seu interior, que eram comercializadas a terceiros ou os próprios veículos eram vendidos a terceiros e transferidos mediante inserção de dados falsos.
Para justificar o sumiço das peças, os servidores registravam falsos boletins de ocorrência, noticiando furtos. Através de quebras de sigilo bancário, apurou-se que a movimentação do grupo chegou a uma quantia suspeita superior a R$ 220 mil. Eles foram indiciados pela prática de corrupção passiva e ativa, associação criminosa, peculato, inserção de dados falsos em sistema informático e fraude processual.
Detran-MS e operações
A operação foi denominada "Brutus" em referência a Marcus Junius Brutus, filho do imperador romano Júlio César, o qual, ao ser encurralado por seus conspiradores, percebeu que entre eles estava seu filho Brutus, emitindo a célebre frase “Até tu, Brutus?”.
Em 2021 e 2022, foram entregues 48 automóveis ao órgão de trânsito pelas forças policiais, mas somente dois deram entrada no sistema legal.
Com informações do Midiamax
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.